Karen Smits , PhD

Cross Culture Work

PhD, Antropóloga Organizacional, Consultora Cultural de Negócios, Pesquisadora e Palestrante. Especialista internacional em Antropologia Organizacional. Seu livro “Cross Culture Work: Practices of Collaboration in the Panama Canal Expansion Program” recebe muita atenção no mundo do gerenciamento de projetos. Palestrante TED, Karen reside atualmente em São Paulo e está atuando como consultora de Cultura de Negócios e ajuda as empresas e funcionários com o desenvolvimento da colaboração intercultural, mudança organizacional e iniciativas de crescimento. Karen Smits é frequentemente convidada para falar em conferências, eventos corporativos e universidades. Suas apresentações são informativas, interativas e inspiradoras. Fundamentadas pela pesquisa acadêmica e personalizadas com histórias da vida real, as palestras de Karen sempre são dinâmicas.

Vera Clau Waissman

Mestre pela EBAPE- FGV, Economista pela FAAP, Professora de pós-graduação da FGV e da UFRJ

Especialista em Estratégia Empresarial, com foco em Marca; Reputação; Comunicação Corporativa e Marketing. Coordenadora e Coautora do livro Estratégias de Comunicação em Marketing e Coautora do livro de Comunicação Integrada de Marketing, ambos pela Editora FGV. É Sócio-Diretora da DUZER Consultoria e Educação; que elaborou o planejamento estratégico do Prêmio Banco Real de Talentos da Maturidade. Como consultora atuou em organizações de grande porte e ONG, dos quais destacamos: Fundação Getulio Vargas, Petrobras; Banco da Amazônia; ABN AMRO Banco Real; Aracruz Celulose S.A; Hólos Arte e O SOL. Como executiva trabalhou para a FCB - Foote, Cone & Belding (SCJ Ceras Johnson); Aracruz Celulose S.A; Pierre Cardin Cia. Ltda e General Electric do Brasil S. A. É palestrante convidada e formula treinamentos sob medida nos temas afins às áreas de atuação; além de oferecer Mentoría individual.

Wagner Borba , PMP, MBA, CSM

Gerente de Projetos

Gerente de Projetos da Tecnoset IT Solutions. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação pela FG/Laureate International Universities de Pernambuco e certificado Project Management Professional (PMP®) pelo PMI. Possui 10 anos de experiência em projetos nas áreas de Telecomunicações e Tecnologia da Informação em empresas multinacionais como Alcatel-Lucent, Isolux Corsan e Huawei Technologies, atuando em projetos de grande porte para as maiores operadoras de telefonia do país. Também atuou como consultor em gerenciamento de projetos para empresas das áreas de TI, Saúde Ambiental, Construção Civil, Logística e Telecomunicações. Hoje atua com projetos de TI e Serviços voltados para o setor público e é voluntário do PMIPE, atuando como GP do Grupo de Estudos para certificação PMP e Presidente do Conselho Fiscal na gestão 2016/2017.

Renata Nigri , PMP, Coach

Gerente de Projetos e Coach

Coach e gestora de projetos com mais de 20 anos de experiência em grandes e médias empresas. Já apoiou centenas de profissionais em gestão de projetos e transição de carreira, entre executivos, gerentes de projeto e suas equipes, visando aumentar o patamar de sucesso e níveis de performance. Possui certificações internacionais, PCC (Professional Certified Coach) pela ICF (International Coaching Federation), e PMP pelo PMI (Project Management Institute). Professora universitária, experiente em treinamentos de gerenciamento de projetos, liderança e desenvolvimento de equipes. Seu propósito é contribuir para a formação de uma liderança mais humana, conectada com as mudanças dos novos tempos e que engaja verdadeiramente as pessoas.

Sonia Lopes , MSc, MBA, Scrum Master Certified

Consultora em Gerenciamento de Projetos e Negociação e Diretora de Aperfeiçoamento Profissional e Intercâmbio da ASBEA/RJ.

CEO da TIP Projetos, empresa de consultoria e treinamento em gerenciamento de projetos, gestão de mudança, gestão estratégica de sustentabilidade e negociação. Mestre em Preservação do Patrimônio Histórico pela UFRJ, Doutora em Administração pela UNR (Argentina), com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificada como PMP pelo PMI, Scrum Master pela Scrum Alliance, coach certificado pela Sociedade Latino-americana de Coaching, certificação HCMP® 3G Expert Professional pelo Human Change Management Professional (HUCMI) e arquiteta pela UFRJ. Atua como empresária, palestrante, professora e consultora de projetos. Autora dos seguintes livros: Negociação (2009 – Editora FGV), Métodos ágeis para arquitetos e profissionais criativos (2015 – Brasport) e Sustentabilidade: gestão estratégica na prática (2018 – Brasport). Palestrante e professora de pós-graduação MBA de Gerenciamento de Projetos LabCEO-UFF. Ex-professora de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos da FGV e de Projeto de Arquitetura da FAU-UFRJ.

Valeria Gutierrez , PMP

Consultora at VM&CG Consultoria

Valeria tem grande experiência em projetos do Setor de Oil & Gas. Habilidades em estratégia, negociação, organização, comunicação e liderança. Ao longo dos vários projetos que gerenciou, desenvolveu a habilidade de liderar equipes multidisciplinares e motivá-las para em colaboração atingirem a visão do projeto, tendo uma comunicação clara, tratando os conflitos e tomando decisões. Vasta experiência em comunicação com clientes, parceiros e time do projeto. Experiência na implantação de escritórios de projetos, gestão de projetos, programas e portfólio, gestão de conhecimento e implantação de comunidades de práticas visando colaboração entre diferentes projetos das organizações tanto em nível tácito quanto explícito. Palestrante em seminários e workshops, entre outros: A arte de lidar e liderar em ambientes de projetos, TED Liderança de Equipes Virtuais, Gestão de Conhecimento aplicado à GP na prática. Aliando a experiência prática com a acadêmica: professora convidada nos MBAS de Gerenciamento de Projetos da UERJ e UFF.

Ramon Barbosa , PMP, Coach

Coach at Ramon Barbosa | Coaching & Consultoria

PMP, Coach. Formado pela Sociedade Brasileira de Coaching, Pós-Graduado em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-RJ. Mais de 15 anos de experiência em TI, dos quais 8 Gerenciando Projetos e Pessoas. Vem contribuindo com Gerentes de Projetos a aprimorarem as soft skills para se tornarem Gerentes de Projeto de Excelência.

Heron Domingues , MSc, PMP

IHD Instituto Heron Domingues

Conduziu sua primeira atividade de desenvolvimento de um PMO em 2000 para uma empresa de consultoria. A partir deste trabalho, atuou em diversas empresas de grande porte, tais como Accenture e Petrobras entre outras, conduzindo trabalhos de estruturação, treinamento e gestão das atividades dos respectivos PMO´s.
Ministras aulas de Escritório e Portfólio de Projetos em cursos de Pós-Graduação, tendo criado o MBA de Gerenciamento de Projetos da FUNCEFET. Engenheiro Metalúrgico UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com especialização em tecnologia da informação, possui formação em Administração Financeira pelo IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais) e Mestrado em Sistemas de Gestão pela UFF (Universidade Federal Fluminense), complementando sua formação acadêmica com a certificação internacional PMP (Project Management Professional) do PMI (Project Management Institute).
Possui mais de 15 anos em atuação empresarial e de consultoria nas áreas de Governança de TI, Gerenciamento de Projetos e Gestão Empresarial, em empresas de grande porte, multinacionais e brasileiras em diversos segmentos tais como, Petróleo, Bancos, Editoras entre outras.
Complementa sua atuação profissional a atividade acadêmica, desde 2002, na criação e coordenação de cursos de Pós-Graduação nas áreas de Gestão de Projetos, Processos e Engenharia de Produção. Possui ainda artigos publicados em jornais e revistas sobre gestão e suas subdivisões.

Junior Perassoli

ITM Platform

Area Head Brazil na ITM Platform, apoiou implementações e automatizações de PMOs, com o software ITM Platform PPM, em várias e diversas empresas da Espanha e América Latina. A ITM Platform implementou seu sistema de gerenciamento de projetos em mais de 300 empresas. Neste caminho, aprendemos muitas e interessantes lições que queremos compartilhar com vocês e que podem ajudá-los a implementar e a melhorar o gerenciamento de projetos em sua organização.

Líndice Thiengo Ferreira , PMP, CSM - Scrum Master, CSPO - Scrum Product Owner, ITIL, COBIT, SAP FI, Management 3.0, Lean Kanban

Data Analytics na Sulamerica

Líndice Thiengo é uma pessoa apaixonada por conhecimento e pela troca de experiências com outros profissionais. Graduada em Matemática, iniciou a sua vida profissional na área de negócios realizando relatórios gerenciais para a alta gerência. Logo depois, migrou para a área de TI (Tecnologia da Informação), e começou a programar e a se capacitar nessa área. Com o tempo, especializou-se em Gestão de Projetos através de um MBA, tendo adquirido, ainda, várias certificações (PMP, CSM - Scrum Master, CSPO - Scrum Product Owner, ITIL, COBIT, SAP FI, Management 3.0, Lean Kanban), o que a capacitou para se tornar Gerente de Projetos.

Déa Beltrão , PMP, RMP, COBIT, ITIL

Gerente de Projetos

Gerente de Projetos formada pelos MBA's da Fundação Getúlio Vargas em Gerência de Projetos e Gestão Estratégica de Serviços. Pós-graduada em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica-PUC-RJ e Bacharel em Desenho Industrial pela UFRJ.
Possui certificações PMP - Project Management Professional, ITIL Foundation, Cobit Foundation e é a primeira brasileira certificada pelo PMI, como RMP - Risk Management Professional.
É Coordenadora de Projetos da área de Governança, Risco e Conformidade da Petrobrás América Inc - Houston, TX - EUA. No Brasil foi Diretora de Projetos da Projectlab, vice-presidente de Filiação do PMI-RIO, bem como gerente geral de Tecnologia da Varig Logística SA, onde estruturou a área de TIC após a separação da VARIG SA. Professora da FGV no MBA de Gerenciamento de Projetos e nos cursos de certificação PMP da Projectab.

Christiano Cony , PMP

IT Coordinator | IT Project Manager | IT Proven

Analista de sistemas com especialização em Empreendedorismo pela Babson Collage, Estados Unidos, com MBA em Gestão de Negócios pela IBMEC, certificado como PMP pelo PMI, certificado como MCSA pela Microsoft, além das certificações ITIL, COBIT e ISO/IEC 20000. Atua como palestrante, consultor de projetos e gerente tecnologia no comitê organizador dos jogos olímpicos Rio 2016. Expert em projetos internacionais, fez jogos olímpicos de inverno em Sochi na Rússia, e nos últimos anos à frente de projetos de grande porte em indústrias de mineração, logística, alimentícia, hotelaria e eventos esportivos.

Jonnas Lima , Coach

Palestrante | Master Coach de Carreira

Jonnas Lima é um dos mais promissores Palestrantes da nova geração. Coach certificado pela International Association of Coaching e membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Formado em Administração de Empresas com Pós Graduação em Marketing e Vendas e MBA Executivo em Finanças com ênfase em Controladoria e Auditoria pela FGV - Fundação Getúlio Vargas. Construiu sua trajetória ao longo de 12 anos em empresas multinacionais. Palestrante Especialista em mudança de atitude, liderança e aumento da produtividade. Escreve artigos semanalmente no Portal Administradores.

Raphael Albino , Msc

Agile Project Manager at Plataformatec

Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e bacharel em Sistemas de Informação pela Unesp de Bauru. Atua como consultor em gerenciamento de projetos na Plataformatec (uma empresa ágil da cabeça aos pés) e durante 04 anos foi docente e coordenou o curso de pós-graduação em gerenciamento de projetos do SENAC/Bauru. Palestra sobre gestão de projetos e ágil há mais de 06 anos. Autor e revisor de artigos técnicos em eventos sobre gerenciamento de projetos, gestão de negócios e desenvolvimento de produtos.

Mônica Petrocelli

Change Management PROSCI®, Coaching and People Development

Sócia Executiva da Darshans Coaching e Consultoria. Mais de 15 anos de experiência em Gestão de Mudanças, Gestão de Projetos e Gestão da Qualidade. Expertise em gestão de mudanças organizacionais, revisão e diagnóstico de processos e desenvolvimento organizacional. Gestão de Mudanças Organizacionais em projetos de Mapeamento e Desenho de Processos, ERP e Qualidade. Entre seus clientes, destacam-se: Dufry, Dataprev, Petrobras, Fiocruz, Ananda Dhama (Índia), Refrescos Guararapes, Rio de Janeiro Refrescos, Uberlândia Refrescos, Oi-Telemar, ICR3 Científica e Halliburton. Pós-graduada em Gestão Estratégica pela UCM, certificada no HCMBok pela Usina de Criatividade: HCMP-1-771 e HCMBOK-1-759; Analista em Teoria DISC, Motivadores e Inteligência Emocional - Assessment Training pela Success Tools; Coaching: Business, Executive, Life and Professional pela SBC e em Qualidade de Vida pela Kesava Gaudiya Math – Uttar Pradesh – India.

Victor Vidal , PMP, ITIL EXPERT, ISO 20000, 27002, Cobit 4.1 e PSM I

Diretor Executivo e Trainer na Cromos Consultoria e Treinamentos

Victor Vidal é o Consultor e Instrutor da Cromos Consultoria e Treinamentos, possui vasta experiência em Governança de TIC, Gerenciamento de Projetos e Processos de Negócio (BPMN), além da formação em Processos Gerenciais e MBA em gestão de Negócios. Já atuou Gerenciando o Portfólio de Projetos de Negócio e Governança de TIC com report diretamente à Diretoria, além de especialização em implementar e aprimorar continuamente os processos de melhores práticas nas Organizações em que atuou até hoje, prestando serviços à diversos clientes de ramos de atuação diferenciados, tais como: empresas públicas e privadas, bancos, varejos, e-commerce, indústria etc.

Alexandre Abdalla , ITIL V3, PMP, MBAs

Especialista em gerenciamento de projetos || Facilitador e palestrante

Engenheiro da computação formado pela FASP e Pós graduado no curso de MBA em Gestão de negócios pela FIA, gerente de projetos certificado pelo PMI (PMP). Vivência com gerenciamento de projetos, gestão de portfólio e atuação em escritório de projetos de mais de 10 anos. Professor em instituições especializadas nos temas relacionadas ao gerenciamento de projetos e palestrante em assuntos correlatos.

Artur Szabo , PMP

Managing Director at SZABO Assessoria Empresarial

Profissional especializado na Gestão de Programas e Projetos Complexos, no Brasil e no exterior (USA, México, Espanha e Chile), com foco na transformação de negócios através da tecnologia da informação e, na gestão de crises e recuperação de empresas e de projetos (Business Turnaround& Project Recovery).
Foi Gerente funcional de 93 Gerentes de Projetos no Rio de Janeiro, São Paulo, Hortolândia e Nova Lima, com um portfolio de cerca de 300 projetos/mês. Também foi Gerente de Riscos e de Excelência Operacional para um portfolio médio de 130 projetos/mês. Ganhador de diversos prêmios, onde se destacam: a) Gerente de Projetos Inovador do Ano de 2011 – Revista Mundo PM e, b) OutstandingInnovationAward – IBM Corp. Tem uma destacada atuação na comunidade de Gerência de Projetos. Foi o Líder da Carreira de Gerência de Projetos na IBM Brasil durante 10 anos e, Membro do Conselho Consultivo do PMI Rio de Janeiro Chapter(PMI – Project Management Institute).

Empresas e períodos:
- SZABO Assessoria Empresarial – Diretor – desde Set/2015
- IBM Brasil – Executive Project Manager – Jun/1993 a Mai/2015
- Partner Consultoria Empresarial – Sócio Gerente - Mar/1987 a Mai/1993

Roberto Santos Constantino , MSc, MBA, PMP, ITIL, HCMBOK, HCMP, HCMMP

PETROBRAS

MSc em Administração, MBA em Gestão do Conhecimento e Gerenciamento de Projetos, PMP, ITIL, HCMBOK, HCMP Certified Professional, HCMMP Human Change Management Master Professional e Agente Líder de Mudança.
Atualmente está atuando no Escritório de Gerenciamento de Projetos, Portfólio e Gestão de Mudança da Tecnologia da Informação e Telecomunicações da PETROBRAS e no Projeto de Gestão de Mudança da Reestruturação da PETROBRAS. Mestre em Administração pelo Ibmec, formou-se como Engenheiro de Telecomunicações pela UFF e especializou-se em Análise de Sistemas pela PUC-RJ. É professor convidado da Universidade Petrobras, além de ter ministrado aulas nos cursos de pós-graduação da fundação Dom Cabral, FGV e UFF.

Raquel Castro , Coach

Desenvolvimento Humano: Analista Comportamental | Coach & Mentora de Carreira| Executive Coach | Trainer | Palestrante

Gestora de Recursos Humanos, Especialista em Docência do Ensino Superior e Gestão de Varejo, Professional e Executive Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching. Consultora de Assessments certificada para aplicações nos Instrumentos: MBTI® Steps I&II, DISC, OPQ32, MQ, Verify, Alpha e Heteropercepção. Sócia - Diretora na Raquel Castro - Coaching & Educação Corporativa, Consultora Associada na Thomas Case & Associados. Experiência de 20 anos de carreira corporativa, atuando nas áreas de Recursos Humanos, Marketing , Operações de unidades de negócio e grandes eventos internacionais, no varejo de alimentos e bebidas.

Joaquim Geovane de Faria , PMP

Gerente de Projetos

Certificado como PMP pelo PMI, Graduado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Itajubá - FEPI.
Especialização em Gestão de Banco de Dados pela Universidade Nove de Julho - Uninove. Atua como consultor de projetos pela empresa CWI Software, atualmente como Gerente de Projetos 3rd Party no Walmart Brasil. Especialista em Gestão de Projetos de desenvolvimento de Software para as áreas Jurídico, Compliance, Financeiro e Capital Humano.

Wagner Pontes

Agile Coach / Gerente de projetos Ágil e Lean / Scrum Master

Especialista em metodologias ágeis, facilitador e Gerente de Projetos Ágil e Lean na AddTech, Certificado International Scrum Master Foundation, International Product Owner Foundation e Inovação e Tecnologia pelo Sebrae. Formado em Tecnologia da informação é especialista em gestão de projetos baseados em cultura ágil e lean e design thinking. Possui mais de 20 anos no mercado de tecnologia da informação e gestão de projetos tendo trabalhado em diversos clientes tais como: Sul America, Seguradora Líder, Mongeral, ONS, Natura, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro e outros.

Adriana Karla Rodrigues , PMP

Diretora Executiva do Pacto do Rio

Diretora Executiva do Pacto do Rio, uma PPP6 - rede de 6 setores por uma metrópole sustentável, com foco na diminuição da desigualdade social. Ex-Diretora Executiva do MAR - Museu de Arte do Rio 2015-2016, possui 15 anos de experiência em gestão executiva de projetos multidisciplinares. Atuou 12 anos na TIM Brasil, entre gestão executiva do PMO da Presidência e o PMO da Tecnologia. Formatou PMOs de estruturas corporativas diferentes. Certificada PMP pelo PMI desde 2005, formada em Tecnologia e Processamento de Dados, atualmente concluindo segunda faculdade em Psicologia e Pós-graduação em Arteterapia. Também atriz e autora.

Elisabete Saman , PMP

Gerente de Integração de Infraestrutura - Rio2016

Elisabete possui uma vida trajetoria academica bem fundamentada. Formada em Tecnologia da Informação, Pós Graduada em Governança de TI e Gestão Estratégica de Pessoas. É certificada PMP, ITIL, COBIT e -SCM, mantem seus estudos até hoje em Psicologia e novas formações. Com 25 anos de experiencia na área, atuou em projetos de grande porte dentre eles como Gerente de Planejamento dos Jogos Olimpicos e Paralimpicos Rio2016. Em Janeiro de 2017 apostou em seu projeto pessoal e fundou o Espaço Vida Mais empresa focada na promoção da saúde e qualidade de vida na Terceira Idade. Em Maio de 2018, mudou-se para Portugal.

Luis Cáceres , PMP, Coach, Change Manager, AgilePM

Especialista em M&A e gestão de projetos

Managing consultant da Improving Performance LATAM LLC. Listado em 83º no ranking “130 Top Project Management Influencers” de 2019, especialista em integrações pós-fusão (post-merger integration) e Subject Matter Expert em gestão da mudanças. Um dos primeiros instrutores em Change Management credenciado pela APMG International na América Latina; autor do livro “Murphy on Projects: causas de falhas em projetos e como preveni-las”. Seus artigos superam os 150.000 leitores e seus webinários mais de 60.000 PDUs outorgados. Em 20 anos de experiência gerenciando projetos de diferentes áreas em PMOs internacionais, incluindo finalista do prêmio “PMO do Ano 2012”. Tem assessorado transformações que totalizam mais de US$ 6 bilhões, entre elas duas das maiores fusões e aquisições na América Latina (2012 e 2014), assim como assessorado processos de gestão de mudanças para adoção de tecnologias e serviços de e-government para entidades do governo colombiano. Passagens por empresas como KPMG, EXPERIAN, CHUBB.

Roberto Pons , PMP, MSc

Coordenador Acadêmico Projectlab, Consultor, Mestre em Gerenciamento de Megaprojetos

Mestre em Gerenciamento de Megaprojetos pela Universidade de Oxford, Inglaterra, Engenheiro Eletrônico com especialização em Ciência da Computação pela Princeton University, EUA, com MBA em Gerênciamento de Projetos pela FGV, certificado como PMP pelo PMI, coach certificado pelo Instituto Internacional de Coaching. Atua como empresário, palestrante, professor e consultor de projetos. Autor e revisor técnico de artigos, desenvolvedor voluntário de novos padrões de GP como o Guia PMBOK, o padrão de Riscos do PMI e a norma de Gestão de Projetos da ISO 21.500 junto à ABNT. Foi professor de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos da FGV, COPPEAD e UFRJ, e atual responsável acadêmico pelos cursos e produtos da RMC - Rita Mulcahy oferecidos pela Projectlab no Brasil.

Leni Hidalgo , PhD, MSc

Gerente Geral Ciporativo de Desenvolvimento Organizacional

Doutora em Administração pela Université de Pau et des Pays de L’Adour, com mestrado em Administração pela mesma universidade, é psicóloga formada pela USP. Possui também mestrado em Administração de Empresas pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Insead e FDC, pós-graduação em Marketing pela EAESP – FGV e MBA Executivo Internacional pela FIA- USP. Entre as atividades desenvolvidas em corporações nos últimos anos, destaca-se a responsabilidade pelo processo de Desenvolvimento de Líderes na Votorantim Industrial. Sua última posição corporativa foi como Vice-Presidente de Recursos Humanos para o Brasil na Schneider Electric. Transferiu-se definitivamente da vida corporativa para a atividade acadêmica em 2014, como professora adjunta do Insper, onde já atuava desde 2010 em programas de Educação Executiva e graduação. Também foi professora em programas de Educação Executiva e MBA na Universidade Mackenzie, FEI, FIA e FGV Management.

Gisele Raymundo

Gerente de Projetos Especiais da Prefeitura RJ

Arquiteta e urbanista formada pela FAU/UFRJ, mestre em Gestão e Desenvolvimento Urbano e Regional pelo Institute for Housing and Urban Development Studies (IHS) da Erasmus University Rotterdam e pós-graduada em Gerenciamento do Solo Urbano e Regularização Fundiária pelo IHS em cooperação com o Lincoln Institute of Land Policies. É funcionária concursada da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, aonde atua desde 2000 com desenvolvimento e Gerenciamento de Megaprojetos. No primeiro ano do governo Eduardo Paes, foi responsável pelo gerenciamento do projeto Parque Madureira. Esteve nos 6 anos seguintes como Gerente de Planejamento e Projetos na Diretoria de Operações da CDURP - Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro S.A. Nesta posição foi responsável pelo gerenciamento dos projetos urbanos e complementares da AEIU do Porto, aonde se destacam os projetos de reurbanização da Praça Mauá, do Boulevard criado com a demolição do elevado da Perimetral e da Orla Luiz Paulo Conde que interliga esta região à Praça XV de Novembro pela frente marítima historicamente ocupada pela Marinha do Brasil. Também gerenciou os projetos dos equipamentos culturais especiais (MAR-Museu de Arte do Rio e Museu do Amanhã) e do VLT do Rio em toda sua extensão. Atualmente, atua como gerente de projetos da Diretoria de Projetos Especiais do IPP.

Caio Garcia

Gerente de Credenciamento da Família Olímpica do Rio 2016

Especialista em SRM, Caio responde atualmente pelo processo e pela equipe de Credenciamento da Família Olímpica dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 ( COI, Federações Esportivas Internacionais, Oficiais Técnicos, Patrocinadores, Dignitários e Observadores ). Consultor sênior e empreendedor envolvido com projetos para o desenvolvimento, avaliação e execução de modelos e planos de negócios para um portfólio de projetos e Startups. Atuou como Coordenador de Interfaces, responsável pela integração das áreas de comunicação e RI das empresas que compõem o Consórcio Construtor Belo Monte. Trabalhou com empresas e empreendimentos como COMPERJ/Petrobrás, Andrade Gutierrez/CCBM, Oracle, Shell, atuando como Gerente de Projetos e de Planejamento. Engenheiro de Produção, certificado em Gerenciamento de Projetos pela Petrobras e com MBA Executivo pelo COPPEAD, atualmente Leciona Empreendedorismo na UCAM.

João Gama Neto , PMP, CSM, PMI-ACP

Past President at PMI São Paulo

João Gama Neto é entusiasta das abordagens Ágeis e um dos pioneiros do tema no Brasil, tendo apresentado o assunto em dezenas de congressos, seminários, cursos e eventos técnicos desde 2002. Dentre elas, destaca-se a palestra “Agile Project Management Strategies” em 2005, no PMI Global Congress. Certificou-se PMP em 2005, CSM em 2007 e PMI-ACP em 2011, sendo o primeiro PMI-ACP do Brasil e um dos primeiros do mundo. Foi presidente do PMI São Paulo no biênio 2013-2014, onde também ocupou as posições de Vice-Presidente, Diretor de Estudos Técnicos e Conselheiro Fiscal. João Gama atuou profissionalmente no desenvolvimento metodológico, gestão de PMOs, portfólio, programas e projetos de grandes empresas como Caixa Econômica Federal, BM&FBOVESPA, Porto Seguro Seguros, Petrobras, Companhia Paranaense de Energia, Usiminas, Carrefour e Philips. Professor convidado de Escolas de Negócios para cursos de MBA em gerenciamento de projetos e revisor técnico das versões brasileiras dos livros “Gerenciamento de Projetos” de Harold Kerzner e “Estruturas Analíticas de Projeto”, de Eric Norman.

Denize Pimenta , PMP, PMI-ACP, CSM, CSPO, IBM RMUC, IBM RUP, OMG UML, CFPS - IFPUG

Analista de Sistemas

Mestranda em Informática na UNIRIO, tem MBA em Gerência de Projetos pela UFF, pós-graduada em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-Rio, é bacharel em Tecnologia da Informação pela Universidade Estácio de Sá, atua como Gerente de Projetos na Agência Nacional do Petróleo e é professora na Escola Superior Cândido Mendes.

Americo Pinto , PMP

Diretor do Noorden Group, Professor e Pesquisador

Americo Pinto é reconhecido como uma das principais autoridades no tema PMO na América Latina, possuindo mais de 20 anos de experiência como consultor, pesquisador, palestrante e autor, com relevantes contribuições em nível internacional. É Diretor de Pesquisa da PMO TOOLS Technologies e do NoordenGroup; Presidente do Conselho Consultivo da PMO Global Alliance; Professor da FGV e articulista da revista Mundo PM. É Doutorando na SKEMA University, em Lille, França, onde desenvolve pesquisa com foco no tema “valor dos PMOs”. Em 2011 recebeu em Dallas, EUA, o prêmio “Distinguished Contribution Award”, oferecido pelo Project Management Institute (PMI) por sua contribuição para com o desenvolvimento das práticas de Gerenciamento de Projetos.

Alonso Mazini Soler , PMP, PhD

Professor no Insper

Alonso é Sócio da J2DA Consulting, agência de projetos. Doutor em Engenharia de Produção POLI-USP e possui um MBA em Finanças Corporativas FEA-USP. É certificado PMP Project Management Professional pelo PMI, em Coaching pelo ICI (International Coaching Institute) e PDRI pelo CII (Construction Industry Institute). É professor de programas de MBA, de Educação Corporativa e consultor de Planejamento & Controle de Projetos para empresas e consórcios da construção civil e de montagem eletromecânica.... ciclista, corredor, escritor, ativista das redes sociais, enófilo (Ops!)

Luís César de Moura Menezes , MSc, PMP

Owner, Sintese Consultoria and Management Consulting Consultant

Engenheiro formado pela USP e Master of Science pela COPPE-UFRJ e Master in Project Management pela George Washington University. Certificado como PMP – Project Management Professional pelo PMI – USA desde 1999.Membro do PMI – Project Management Institute US e Brasil. Consultor de empresas desde 1985 tendo atendido clientes no Brasil, América Latina e do Norte e Europa. Autor de Metodologia Híbrida para Gestão de Projetos. Professor nos Departamentos de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP e da Universidade Federal de São Carlos. Coordenador do MBA em Gestão de Projetos da HSM Educação. Atual Diretor de Projetos da Síntese Consultoria e Gestão de Negócios. Professor nos MBA da FGV, FIA-FEA-USP, Insper e HSM Educação.
Responsável pela publicação de artigos nas áreas de Organização do Trabalho Industrial, Controle da Qualidade, Higiene e Segurança do Trabalho, Administração de Projetos e Implantação da Automatização Industrial. Autor do Livro “Gestão de Projetos” - Editora Atlas- S.Paulo – 2001. Co-autor dos livros “Gerenciamento do Escopo em Projetos”–Ed.FGV–RJ–2007, “Projetos Brasileiros: Casos Reais de Gerenciamento”–Ed.Brasport–RJ–2007 e “PMO Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática”-Ed.Brasport – RJ-2012. Articulista em Gestão do Jornal Comércio e Indústria de São Paulo.

Marcelo Guerra , MBA

Diretor de Consultoria

Diretor de Consultoria, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ. Com 25 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e 15 anos de experiência em Empreendedorismo Corporativo, possui sólidos conhecimentos em: Gestão de Negócios na área de consultoria de TI, Criação de novos negócios e práticas em TI, Business Intelligence, Enterprise Performance Management, Gestão por Resultados e Empreendedorismo.

Analia Irigoyen , PMP, CSM

Diretora Executiva

Analia Irigoyen é mestra em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE/UFRJ e graduada em Informática na UFF. Possui vasta experiência na definição, implantação e gerência da área de desenvolvimento de software, na coordenação de projetos e na gerência de métricas e processos. Experiência na definição, implantação e gerência de Project Management Office (PMO). É consultora na implantação de processos aderentes a normas e modelos de referência como ISO 9001:2008,ISO 20.000, ISO 29110, MPS-SW, MPS.SRV, CMMI-Dev, CMMi-Svc Certics e metodologias ágeis. Participou também na concepção/desenvolvimento de framework na linguagem Java. É certificada PMP, CSM (Certified Scrum Master), implementadora credenciada e avaliadora líder inicial do modelo de referência MPS.BR e Avaliadora Líder do Certics. Participa de grupos de trabalho internacionais nos comitês técnicos da ISO/IEC JTC1 – International Organization for Standardization. Além disso, possui mais de 25 publicações em importantes congressos nacionais (SBQS - Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software e Workshop de Implementadores MPS.BR), internacionais (Practical Aspects of Knowledge Management- PAKM, European Systems & Software Process Improvement and Innovation - EuroSPI e International Conference on Software Engineering - ICSE, ICGSE - International Conference of Global Software Engineering, Quatic - International Conference on the Quality of Information and Communications Technology ), conferências nacionais (Rio Info e SGRio 2015 e 2016, MEDITEC 2016) e revistas (Software Process Improvement and Practice -SPIP e ProQuality - Qualidade na Produção de Software. Lavras).

Jefferson Gazolli , PMP, SFC, MBA

PMO Manager / Project Manager / Consultor

Especialista em gestão de projetos e portfólios e sócio fundador da Tenacitas Consultare. Graduado em Análise de Sistemas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios e MBA em gerenciamento de projetos pela FGV. Responsável nos últimos vinte anos por grandes projetos no Brasil e América Latina, pela implantação de PMO’s para empresas nos segmentos de TI. Professor e palestrante em gerenciamento de projetos. Possui ainda as Certificações PMP® e SFC®.

Asaf Fradkin , MBA

Head of Partnerships do Dapulse

Asaf Fradkin é gestor de canais e parceiros do Dapulse. Possui MBA em Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Tel Aviv e Universidade da California, em Los Angeles (UCLA). Atuação em gerenciamento de projetos globais e complexos na marinha israelense e no setor privado (principalmente na indústria da educação).

Larissa Gomes , PMP, MBA

Consultant

Possui sete anos de experiência em consultoria de projetos. Iniciou a carreira como Trainee da Área de Riscos da Deloitte Consultores em Campinas/SP, com destaque para os projetos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em Manaus/AM, Vale, CPFL e Cosan. Foi Consultora Sênior de Advisory da EY RJ e participou de projetos importantes no Rio2016, Petrobras, Odebrecht, Oi e Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Atuou como Gerente de Credenciamento do Cliente Família Olímpica dos Jogos Rio2016. Atualmente é Consultora de Riscos da Marsh SP. Project Management Professional (PMP) pelo PMI. Aluna 10.000 da Projectlab.

Mariângela Pinton , PMP, CSM

Sócia da Grow Business Consulting

Mariângela Pinton é formada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos e fez MBA Internacional no Instituto de Empresa em Madri. Possui 17 anos de experiência, incluindo consultoria e indústrias de Telecomunicações e Turismo. Há 7 anos trabalha como Gerente de Projetos e Programas Complexos, com certificação Program Management Professional (PMI) e Certified Scrum Master (Scrum Alliance). Apesar de trabalhar com projetos de tecnologia, o que mais lhe encanta no gerenciamento de projetos são as pessoas e não os computadores!

Guilherme Marques , PMP

Gerente / Projetos Esportivos / Planejamento / Gestão na área esportiva

Bacharel em Engenharia de Produção Civil , PUC –RJ, Pós-graduado em Administração Esportiva pela FGV, PMP, ex-atleta profissional de vôlei de praia (campeão mundial), gestor esportivo com passagens pela Confederação Brasileira de Voleibol e Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro, Rio 2016.

Maria Elisa Moreira , MSc

Prisma Desenvolvimento Humano

Psicóloga e Mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Cursou Ética no Ambiente de Trabalho na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) e Gestão por Competências pela FIA. Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Armando Alvares Penteado. Extensão em Psicologia Econômica pela PUC-SP. Certificada nas ferramentas Birkman®, Firo-B®, TKI®, TMP® e MBTI®. Docente no Insper nos cursos de Educação e Executiva e Certificates. É fundadora da Prisma Desenvolvimento Humano, que há 12 anos vem atuando em projetos ligados desenvolvimento de equipes de alto desempenho e formação de líderes. Autora dos livros “Liderar não é preciso: um guia prático para o dia-a-dia dos líderes” e do lançamento “Era uma vez dentro de nós: na era da inovação desperte a criatividade as sua equipe”. Com suas palestras divertidas e inspiradoras procura levar até os líderes práticas possíveis de serem aplicadas em seu dia-a-dia.

Aldo Mattos , PMP, CCP, MRICS, MSc

Diretor da AACE Internacional

Engenheiro civil e advogado, mestre em Geofísica. Experiência em projetos de infraestrutura de saneamento, transportes, energia e habitação em uma dezena de países. Consultor de empresas públicas e privadas. Autor de 5 livros nas áreas de orçamento e planejamento de obras. Coordenador do blog Engenharia de Custos. Consultor da UNOPS. Professor da FGV e FIA. Diretor da Aldo Mattos Consultoria (www.aldomattos.com).

Maurício Gouvêa , PMP, MSc

Prisma Desenvolvimento Humano

Consultor de negócios e projetos, com vasta experiência nos mercados privado e governo em projetos nacionais e internacionais. Engenheiro formado pelo CEFET-RJ, pós-graduado em Redes de computadores pela UFRJ e mestre em Tecnologia pelo CEFET-RJ, onde defendeu a dissertação envolvendo gestão de riscos de sustentabilidade socioambiental em projetos. É sócio-proprietário da empresa 3 Para 1 Projetos e Produções, dedicada a consultoria de projetos. É certificado como Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute, em ITIL pelo Exin Internacional. Em sua trajetória de consultor corporativo destacam-se os projetos que envolveram a coordenação do estudo de viabilidade para a Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro; reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos das Arenas Maracanã e Pernambuco; implementação do sistema de educação a distância do Consórcio CEDERJ; modelagem de Parcerias Público-Privadas para entidades públicas diversas.

Silas Serpa , MBA, PMP, CSM, ITIL, MSP

Gerente de Portfólio e Projetos | Docente | Palestrante | Articulista

Silas Serpa, Profissional com a carreira construída na área de Tecnologia da Informação, sendo mais de 15 anos de experiência atuando com gestão de projetos e portfólio, desenvolvimento de soluções, gestão de tecnologia e gestão de projetos e infraestrutura, para empresas de médio e grande porte, dentro e fora do país, dos segmentos de Varejo, Telecom, Setor Público, Mercado Financeiro, Transportes (rodoviário e metroviário) e Prestação de Serviços. Especialista como Gerente de Projetos e (PMO) Escritório de Projetos, alinhado com a Gestão Estratégica da Companhia (Portfólios), bem como na Implantação e/ou reestruturação de Escritórios de Projetos. Gestão dos riscos, desenvolvimento de cronograma, controle de escopo, prazos, custos e qualidade dos projetos. Forte atuação como Scrum Master, focado na estruturação, liderança e aplicação/implementação dos métodos Ágeis em times de fábrica de software dentro das organizações. Habilidade de Negociação e Comunicação, Gestão de Conflitos e Gerenciamento de Crise. Palestrante eventual do PMI e docente em universidades, como FGV, (Gerenciamento de Projetos e Institucional PMI). Articulista sobre temas relacionados a Gerenciamento de Projeto.

Sueli Marquet , PMP, PMI-SP, ITIL

Consultora e Instrutora

Engenheira civil com pós-graduação em Gestão Corporativa e Análise de Sistemas, com experiência em análise de negócios, processos, desenvolvimento de metodologias de gerenciamento de projetos e implementação e coordenação de PMOs nas áreas Financeira, Tecnologia de Informação, Construção Naval e Petróleo & Gás. Consultora, Instrutora e SME na Projectlab, Professora universitária, certificada PMP, PMI-SP (Scheduling Professional) e ITIL. Autora do capítulo de Gerenciamento de Escopo do livro “Guia profissional de Gerenciamento de Projetos”, e revisora técnica do livro “MSProject 2003”.

José Ricardo Pinheiro , MSc, PMP

Gerente de TI Corporativo e Automação at Logum Logística

Com mestrado em Administração com ênfase em Organizações de Alto Desempenho em Tecnologia, está há 26 anos nas indústrias de Petróleo e Gás, dos quais 13 anos trabalhando com portfólio, programa e gestão de projetos na divisão de engenharia, principalmente na Instrumentação e Automação. Experiência nas indústrias de Estaleiros e outras áreas, nos setores de Engenharia Elétrica, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Nos últimos 7 anos tem tido a posição de Diretor de Projetos, responsável pelo orçamento e objetivos estratégicos para o departamento de entrega. Trabalhou com o Departamento Comercial para desenvolver o negócio. Possui habilidades em uma ampla gama de gestão de equipes de trabalho, tais como equipes técnicas (engenheiros e profissionais de TI) e de projeto e gerentes de programas. Atualmente é professor de cursos de Gerenciamento de Projetos na Projectlab, Gerente de TI Corporativo e Automação da Logum Logística SA.

Carlos Henrique Santos da Silva

MSc, PMP, PMI-ACP, PMI-RMP, PMO-CP, CSM, CSPO, ASF, SMAC, ISMF, SFC, ITIL & CobiT Foundation.

Mestre em informática na área de Sistemas de Informação pela UFRJ; pós-graduado em “Análise, Projeto e Gerência de Sistemas”, em “Engenharia de Sistemas de Computação” pela UNESA e em “Gerência e Desenvolvimento de Sistemas C/S” pelo UFRJ/NCE. Extensão em “Projeto de Software Orientado a Componentes” pela PUC Rio e “Gestão Executiva - Programa Líderes Cariocas” pelo UFRJ/COPEAD. Qualificado em “Master In Project Management (MPM)” pela FIRJAN. Membro do Project Management Institute (PMI), da Scrum Alliance, do Information Systems Audit and Control Association (ISACA) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Abimael Mello , PMP

Executivo TI - Gerente de Programas - Gerente de Projetos - Gerente de Outsourcing Aplicações - Gerente de Mudanças

Executivo com 24 anos na área de Tecnologia, é certificação PMP® e tem grande experiência em gestão de pessoas e mediação de conflitos. Ajudando empresas nacionais e multinacionais como VALE, Tim, Oi, VIVO, Petrobras, Votorantim, Banco BBM, CSN e outras, liderou projetos multidisciplinares, globais e com equipes distribuídas (OnShore, NearShore e OffShore), liderou Fábricas de Software, Fábricas de Teste, implantou metodologias, modelos de maturidade em projetos. Na Accenture, empresa que atuou nos últimos 11 anos, realizou treinamentos executivos nas áreas de Mentoring, Coaching, Inteligência Social e Gerenciamento de Projetos. Atua como palestrante em empresas e universidades.

Luís Negreiros , MSc, MCTS, PMI-PBA, PMP

PMO Consultant and Business Analyst

Consultor de PMO e analista de negócios com 19 anos de experiência de atuação em PMO, gestão de portfólio, programas e projetos em diversas empresas no país. Certificado PMP e PBA pelo PMI e MCTS pela Microsoft, graduado no Programa PMO Master Class e professor de universidades como UFRJ, FGV e COPPEAD em diversas disciplinas relacionadas a gerenciamento de projetos. Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, possui graduação em Engenharia de telecomunicações e pós-graduação em Gerenciamento de Projetos (UFRJ) e Organizações e Estratégia (UFF), além de autor de vários artigos e palestrante em diversos seminários sobre gerenciamento de projetos.

Thiago Ayres , MSc., PMP, MBA, CSM, ITIL, ISO 20000, COBIT

Consultor, professor, instrutor e palestrante trilíngue nas áreas de governança, gestão e projetos

Mestre em Governança Corporativa pelo ISAE, pós-graduado MBA em Gestão Estratégica Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Certificado PMP (Project Management Professional) pelo Project Management Institute. Especializações internacionais Master in Project Management pela George Washington University (US) e Gestión Ejecutiva pela ESIC España. Especialista em governança corporativa, gestão de portfólio, escritórios de projetos e métodos híbridos. Experiência em liderança de equipes em ambientes multiculturais. Background sólido em gestão de projetos globais, empreendedorismo e gestão de Tecnologia da Informação. Diretor na 20.20 Business Solutions, atuando em consultoria em gestão empresarial e transformação de negócios para clientes dos setores privado e público de diversos portes e segmentos do Brasil e América Latina. Presidente do PMI Project Management Institute PR; ex-Diretor de Comunicação e Marketing (12/13) e VP (14/15). Membro do Leadership Institute Meeting Content Evaluation Committee Coordenador Nacional de Comunicação na Integração dos Chapters PMI Brasil, gestão 15/16. Mentor dos Programas SEBRAE Startup Pirates e Epifania – Mentoria e Banca de pitchs para Empreendedores, 2013-16 Conselheiro da AFIGP – Academia de Formação de Instrutores em Gestão e Projetos; Conselheiro da RBGP – Revista Brasileira de Gestão & Projetos Coordenador do MBA Executivo em Gestão de Projetos na ESIC Business & Marketing School, premiado como 6º melhor MBA Executivo do Brasil segundo a EXAME (2013) e Melhor do Sul do País pelo Guia Estadão (2016). Coordenador do Master em Empreendedorismo e Gestão da Inovação. Membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Membro da ABNT/CEE-093 - Comissão de Estudo Especial de Gestão de Projetos, Programas e Portfólio da ABNT Experiência em gestão de projetos e tecnologia em grandes organizações e multinacionais, como HSBC, Global Village Telecom e Case New Holland Capital. Experiência na docência em graduação, MBA e extensões e cursos in-company em diversas instituições de SP, SC e PR, como ISAE-FGV, FAE Business School, Universidade Positivo, SENAC-SP, Univali e outras. Especialização em Docência do Ensino Superior pela Fundação Getúlio Vargas. Milhares de profissionais treinados , incluindo grandes players como Volvo, Exxon Mobil, GVT, HSBC, Telefonica-Vivo, Novozymes, SulInvest, Copacol, Batavo, LAR, Racco Cosméticos, Petrobras, Renault, Natura, Boticário, Kraft Foods, BRFoods, TRT, Ambev e Sumitomo. Palestrante internacional com apresentações em diversos estados do Brasil, Estados Unidos, Mexico e Peru. Participa do programa MBA News, da BAND NEWS.

Alexandre Techima , PMP

Diretor de Infraestrutura e Integração na Rio2016 - Olympic and Paralympic Games Organizing Committee.

Diretor de Infraestrutura e Integração na Rio2016 - Olympic and Paralympic Games Organizing Committee. Engenheiro elétrico formado pela Universidade de Brasília e é Diretor de Integração de Infraestrutura do RIO2016 depois de ter atuado como Gerente Geral de Tecnologia dos Jogos Pan-americanos RIO2007. Alexandre é oriundo dos mercados de telecomunicações e energia onde conduziu projetos complexos para diversas empresas nacionais e internacionais dentro e fora do Brasil.

Aloysio Vianna Jr. , MSc, PMP, MBA, CSM

D.Eng.

Engenheiro pelo Instituto Militar de Engenharia, Doutor e Mestre em Engenharia (UFF e McGill). Mais antigo PMP brasileiro (#9229). Iniciou sua atividade profissional na área industrial, migrando para P&D onde foi co-autor de três patentes no campo da química-fina. Em 1990 começou a atuar como gerente de projetos no projeto nuclear da Marinha. Transferiu-se para Brasília onde atuou na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, no Ministério da Defesa, no Estado-Maior da Armada e na Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, sempre na coordenação de projetos, principalmente na área de CT&I, tendo sido coordenador de ações e gerente-executivo de programas do Governo (PPA). Entre 2008 e 2010 passou a integrar a equipe do então nascente escritório de projetos do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, uma parceria França-Brasil, e gerente do projeto de licenciamento ambiental do Complexo Naval de Itaguaí. Desde 1999, possui atividade docente, jé tendo treinado mais de 7000 profissionais. Hoje é Diretor de Pesquisas para o Brasil do Standish Group (Boston, EUA), gerente da MGA Projetos e colabora com diversas escolas de negócio. Como consultor, já prestou serviços a mais de 40 empresas. Entre 2004 e 2012, foi colaborador do Standard Board do PMI e co-fundador e diretor por 5 anos da seção do Distrito Federal do PMI. O tema de sua tese de doutorado: explorando o papel da complexidade no gerenciamento de projetos consome cada vez maior parcela da sua atenção e anuncia um imenso espaço de oportunidades.

Evandro Benedetti , PMP, Lean Seis Sigma Black Belt

Especialista em Gerenciamento de Projetos (PMP certificado), Excelência Operacional (Lean Seis Sigma Black Belt certificado) e Gerenciamento da Qualidade com vasta experiência em requisitos regulamentares da gestão da qualidade aeroespacial (AS 9100, PRI NADCAP (processos especiais) e regulamentações ANAC, EASA e FAA). Atuação em projetos de offset transferência de tecnologia junto a programas governamentais militares, como HX-BR (Helicopteros H225M). Aplicação das ferramentas Lean Seis Sigma para desenvolvimento de programas de Excelência Operacional no segmento Aeroespacial. Experiência nas tecnologias de aeronáutica e defesa, tais como materiais compósitos e blindagens.

Carolina Souza , PMP, SFC, CPRE-FL, MBA, ITIL

Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Gestão de Carreira Empresarial membro da Sociedade Brasileira de Coaching. Atua há treze anos no mundo corporativo como Consultora e Mentora de Gestão, Planejamento e Liderança. Especialista em Engenharia de Requisitos. Autora de artigos técnicos para revista especializada em Engenharia de Software e Colunista do Site Profissionais de TI. Com ampla prática em liderança de equipes locais e distribuídas, aplicando abordagem coaching na gestão de suas equipes.

Andre Felipe Alheira , MBA, PMP, ITIL

Information Technology Consultant, Project Manager Consultant, Speaker, University Teacher

Experiência no gerenciamento de projetos e programas, com mais de 9 anos em projetos complexos e implementados em ambientes diversificados, críticos e de larga escala de clientes, ambientes hospedados em datacenters distribuídos por países de diferentes continentes. Liderança de projetos complexos de transição e transformação de ambientes de TI, com foco na atualização e substituição de hardware e software, na migração de ambientes com a mitigação de riscos através de soluções de cloud computing e virtualização de ambientes. Expertise reconhecida na recuperação de "projetos problemáticos", que perderam as linhas de base financeira, cronograma ou com diversas questões de riscos pendentes que possuíam cliente insatisfeito com as entregas recebidas. Competência no gerenciamento de equipes de projetos multidisciplinares, localizadas em países com diferenças de até 12 horas de fuso horário e que atuavam em diferentes projetos simultaneamente.

Felipe Fortes , MSc, MBA, SFC, PMP

Gerente de Projeto, Programa e Portfolio | PMO | Gerente de Engenharia | Consultor

Profissional de 15 anos de experiência desenvolvida na área de TI, Telecom e negócio próprio com sólida experiência por mais de 10 anos como Gerente de Projetos nas empresas American Tower, Huawei, Claro e negócio próprio. Possui habilidades em gestão de projetos, gestão e otimização de processo, controle de orçamento, liderança de equipe, controle e redução de custo, gerenciamento de risco, gerenciamento das expectativas dos “stakeholders”, negociação, gerenciamento de conflito, melhorias de processos, criação de novo departamento, PMO, gerenciamento de serviço, desenvolvimento de negócios e “site acquisition”. Possui formação acadêmica em Mestrado em Administração pela FMU (tese: Sistema de classificação de projetos inovadores), MBA em Gerenciamento Estratégico e Econômico de Projetos pela FGV, Engenharia Elétrica pela UNIVAP e Técnico em Telecomunicações. Possui certificação em SCRUM e PMP (em certificação). Inglês fluente. Experiência internacional no Canadá em Toronto por 2 meses.

Miriam Gold

Coach Executiva, Coach de Desenvolvimento de Competências, Coach de Carreira e de Outplacement

Consultora Organizacional, especialista em Comunicação, e Coach, atuando no desenvolvimento do Executivo, Carreira, Outplacement e Pós-Carreira. Tem em seu portfolio empresas de grande e médio porte, como Petrobras, Icatu, Embratel, Dataprev, Petros, entre outras. Professora e Psicanalista de formação, com pós-graduação em Literatura (UFRJ), Educação e Qualidade na Empresa (USU) e em Linguística Textual (UFRJ), e certificação internacional em coaching pelo BCI – Behavioral Coaching Institute. Atua também em treinamentos na área de Liderança e Comunicação e apresenta palestras em todo o território nacional. É autora de O Futuro começa com seus sonhos, ed. Ser Mais (livro Mapa da Vida , coaching e mentoring), e dos livros Português Instrumental e Redação Empresarial, ambos pela ed. Pearson.

Simone Maciel , MBA

Profissional da área Gerenciamento de Projetos/Consultoria/ Financeiro/SAP

Carreira desenvolvida na área de Projetos Financeiros e Gestão de Projetos, com experiência de 15 anos. Graduada em Administração de Empresas, Pós graduada em Gestão de RH, MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pelo Ibmec- RJ. Experiência em Gerenciamento de Projetos (pequeno, médio e grande porte), com forte atuação e desenvolvimento de projetos no segmento de Óleo & Gás, Finanças e Tecnologia da Informação (Mainframe e baixa plataforma).

Cátia Guimarães , Coach

Gestão de Pessoas & Coach

Profissional da área de Gestão de Pessoas há mais de dez anos e formada em Administração pela Universidade Mackenzie e com Certificação Internacional em PSC - Professional Self Coaching e Coaching de Grupos e Equipes pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching.

Pedro Paulo Oliveira , PMP, SPS, PSM II, PSM I, PSPO, CSP, CSM, ITIL

Agile Project Manager

Pós-MBA em Gerenciamento Avançado de Projetos pela FGV, graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIAP, certificado PMP® pelo PMI, SPS, PSM II, PSM I e PSPO pela Scrum.org e CSP e CSM pela Scrum Alliance. Especialista em gerenciamento de projetos e métodos ágeis, atualmente faz parte do time da Massimus C&T tendo, nos últimos anos, ajudado empresas de grande porte como a FIS Global e Serasa Experian e startups na implantação de métodos ágeis (Scrum e XP) e na transformação da cultura organizacional. Sempre que tem um tempo, posta algumas ideias no seu blog Café com o Scrum Master.

Rodrigo Jordão , PMP, CSM

Gerente de Projetos e PMO | TI | Marketing Digital

Rodrigo Jordão é consultor e palestrante especialista em Liderança no Gerenciamento de Projetos. Há mais de 15 anos lidera projetos locais e globais no mercado de tecnologia, digital, marketing e startups e já trabalhou em empresas como Terra, IBM, Souza Cruz, BMF&Bovespa e as agências Tesla e Pontomobi, onde atendeu clientes como TAM, CCR, ViaQuatro e Vivo. É diretor da Business Camp, consultoria em gestão de projetos digitais, e lidera uma startup. Graduado em Administração, com especializações em Gestão do Conhecimento (FGV) e Gestão Estratégica de Projetos (BSP). É certificado PMP e Scrum Master.

Carlos Cardoso , PMP, MBA, ITIL, ISO 20000

Coordenador de Sistemas

Pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV, MBA em Gestão da Qualidade de Sistemas de Informação pela UNIFIEO. Possui certificação internacional Project Management Profissional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI). Professor universitário na UNIFIEO desde 2009 nas disciplinas de Banco de Dados e Introdução à Gerenciamento de Projetos nos cursos de MBA em Gerenciamento de Projetos. É Coordenador de Sistemas no Hospital do Coração – HCor. Possui mais de 16 anos de experiência na área de Tecnologiada Informação.

Bruce Gaiotto , PMP, MBA

Diretoria de Projetos e TI

MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, certificado como PMP pelo PMI, professor da FGV, autor do livro: "PMM - Project Manager Methodology", bacharel em Sistemas de Informação e técnico em Processamento de Dados. Voluntário do Capítulo de São Paulo do PMI. Professor de cursos de certificação de CAPM e PMP. Palestrante de temas de gerenciamento de projetos nos branchs do PMI em Campinas e Sorocaba, além de universidades como PUC, CEUNSP, etc. Empresário e profissional atuante há 20 anos em projetos.

Marcelo Burlamaqui , MBA

Coordenador de Projetos e Palestrante

Profissional com mais de quinze anos de experiência em Gerenciamento de Projetos, vasto conhecimento e prática em Gestão e Estratégia Comercial, Criação e Desenvolvimento de Produtos e Marcas, especializado no MBA em Gerenciamento de Projetos na FGV (GP60) e em Gestão Comercial na Universidade Estácio de Sá. Atualmente, é Coordenador de Projetos no Escritório de Gerenciamento de Projetos do Governo do Estado, na Casa Civil, monitorando projetos de mobilidade urbana, acessibilidade e infraestrutura, principalmente nas instalações: Maracanã, Maracanãzinho, Célio de Barros, Júlio Delamare e Estádio de Remo da Lagoa, tendo trabalhado nas Copas do Mundo FIFA (FCC) e nas Copas das Confederações FIFA (FWC) da África do Sul 2010 e do Brasil 2014 e também nas Olimpíadas e Paralimpíadas (COI e IPC) de London2012, Sochi2014 e principalmente na Rio2016.

Moisés Luna , PMP

Presidente do PMI-MG

Moisés Luna é Mestrando em Administração, especialista e um apaixonado pela profissão de gerenciamento de projetos. Certificado PMP pelo PMI, nos últimos anos tem atuado em projetos nos ramos de serviços, tecnologia e engenharia. É palestrante e professor convidado em diversas instituições de ensino e já contribuiu para a formação de mais de 3.000 mil alunos em gerenciamento de projetos. Participou em 2014-2015, junto a gerentes de projeto de 18 nacionalidades diferentes, de um grande programa de liderança do PMI nos EUA, o Leadership Institute Master Class. Atualmente se dedica fortemente ao seu programa de capacitação profissional voltado para a certificação PMP e CAPM, o YouPM, à plataforma de simulados Flair2Pass e ao seu blog e canal do YouTube PMPills com doses grátis de conhecimento sobre gerenciamento de projetos para quem quer passar na prova ou alavancar a carreira. Moisés é voluntário do PMI Minas Gerais há 8 anos, tendo sido diretor responsável por várias áreas e ocupa atualmente a função de presidente.

Bruno Araújo , MSc, PMP, PMI-RMP, PMO-CC

Senior Planning Engineer - Unitec Semicondutores

Atualmente responsável pela implantação do PMO e PDP - Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos - além da coordenação do Sistema de Gestão Integrada - Qualidade e Meio Ambiente - da Unitec Semicondutores, maior fábrica de Semicondutores do hemisfério sul. Engenheiro de Controle e Automação (PUC-MG) e Mestre em Administração (University of Leeds, Inglaterra), conta com 13 anos de atuação na área de gerenciamento de projetos, tendo participado da implantação de diversos PMOs e metodologias de GP, em instituições públicas e privadas, e na gestão de mega projetos de infraestrutura industrial. Graduou-se no Programa PMO MASERCLASS 2012, é membro da PMO Alliance e parte da primeira turma de consultores certificados PMO-CC.

Ivo Michalick , MSc, PMP, PMI-SP, CPCC, ACC

M2 Coaching & Consulting

Profissional com mais de 30 anos de experiência em projetos, possui bacharelado e mestrado em Ciência da Computação pelo DCC/UFMG, certificações PMP e PMI-SP pelo PMI (Project Management Institute) em gerenciamento de projetos e CPCC pelo CTI - Co-Active Training Institute na área de coaching, além de vasta experiência na gestão de grandes projetos, programas e portfólios de indústrias como logística, mineração, energia, defesa, saúde, TI, óleo e gás e telecomunicações no Brasil e no exterior. Desde 2006 é sócio diretor da M2 Consultoria e Coaching, pela qual presta serviços de consultoria, treinamento e palestras em gerenciamento organizacional de projetos e habilidades comportamentais, além de atender clientes de coaching. Coordenador de cursos de gerenciamento de projetos do IETEC, voluntário global estratégico do PMI e graduado pelo PMI Leadership Institute Master Class. Palestrante de renome, autor de vários artigos no Brasil e exterior e colaborador de cinco livros.

Gustavo Teixeira , MSC, PMP, PROSCI

PMBasis - Business and Project Consulting

Analista de Sistemas, Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, MBA em Gerenciamento Estratégico de Negócios. Diretor de projetos na PMBASIS Consultoria. Certificado como Project Management Professional (PMP), Scrum Master, ITIL e PROSCI. Atuou como coordenador PMO, Diretor de Certificação e Desenvolvimento Profissional no PMI-MG e de Gerenciamento de Projetos na SUCESU MG. Palestrante em eventos como PPM Rio (Portfolio, Program Manager Summit), Congresso de GP de capítulos do PMI no Brasil, entre outros. Foi nos últimos 18 anos responsável por projetos dos setores de tecnologia, infraestrutura, saúde, banking e gestão do conhecimento. Leciona em Universidades, Escolas de negócio e em preparatórios PMP e CAPM.

Neuza Chaves

Consultora Sênior Advisor da FALCONI

Professional Master Coach, Mestre em Administração Profissional, especialista em Gestão Empresarial e Recursos Humanos. Foi Presidente da União Brasileira para a Qualidade, integrando atualmente o Conselho, função que exerce também no Mapa da Educação. Fez carreira na Petrobras, onde exerceu várias funções, entre as quais Gerente de Planejamento e Gestão e Gerente de Comunicação. Consultora Sênior Advisor da FALCONI Consultores de Resultado, atua em diversas empresas do segmento público e privado. Autora dos livros: Soluções em Equipe, Caderno de Campo das Equipes de Melhoria, Esculpindo Líderes de Equipes e coautora dos livros Gestão para Resultados na Educação, Método de Solução de Problemas em Grupo na educação e Índice de Formação da Cidadania e Responsabilidade social.

Wantuir Felippe , Prince 2, Jonah ToC

Especialista em Gestão de Projetos na Embraer

27 anos de experiência na indústria aeronáutica, sendo 17 anos em atividades de gestão de projetos. Conhecimento e experiência prática dos conceitos e fundamentos PRINCE2, PMI, IPMA, Métodos Ágeis e Ciclo Deming. Atualmente consultor, instrutor, mentor e responsável pela Organização & Métodos (PMO) em Gestão de Projetos (aplicação e orientação) no Desenvolvimento Integrado de Produto. Idealizador e Fundador da gpsimples (www.gpsimples.com), organização com foco na capacitação e qualificação de pessoas ao ambiente de projetos. Criador dos métodos: Lean Scope Overview; Lean Risk Overview Matrix; Lean Project Direction (LPD); E2I2 - Extreme Experience In Innovation; Risk Strainer; Blended Modelo 7S & ToC. Diversos artigos relacionados a temas de Gestão de Projetos para Revista Mundo PM (www.mundopm.com.br) disponíveis para download em www.gpsimples.com . Livro: “Building Blocks” para Negócios, editora Booklink (www.booklink.com.br).

Rodrigo Caixeta Marques da Rocha , MBA, PMP

Instrutor Associado da Projectlab e Gerente de Projetos e Programas Internacionais na HP

Vencedor do Projeto do Ano 2014 pela Revista Mundo PM: HP Brasil. Graduado em Computação com diversas especializações na área de Engenharia de Software e IT. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e Gestão de Negócios pelo IBMEC, há mais de 14 anos atua no mercado de TI com projetos em âmbito nacional e internacional nas áreas de Mission Critical Facilities, infraestrutura de Data Centers, Engenharia de Softwares, implantação de Escritórios de Projetos e Governança Corporativa em diversas organizações tais como: Vivo, Natura, Peugeot, Citroen, Pernambucanas, Liquigás, Sony, Varig, Gol, Vale, BM&F, Bovespa, Santander, Itaú, Unibanco, Itaú BBA, dentre outras. Instrutor Associado de Gerenciamento de Projetos da Projectlab

Hugo Lourenço , ENG, MBA, PMI(PMP ACP RMP PBA), CSM, PMO-CC, PMOMC

Practitioner, Consultant, Coach & Mentor

Hugo tem sua base profissional em TI e já atuou nas áreas de negócios e em grandes projetos de Consultoria, Rodovias, Mobilidade, Infraestrutura, SAP, GIS, Varejo, Farmacêutico, Construção, Energia, URA, Comunicação Digital e Governamental. Possui forte atuação com a comunidade de gerenciamento de projetos (Projetos, Programas, Portfólio e PMO). É professor no Curso de Pós-Graduação de Gestão de Projetos no SENAC – São José dos Campos e Instrutor na Projectlab. Coordenador voluntário de Filiação na PMO Alliance. Contribuinte e revisor da 5ª edição do Guia PMBOK®. Idealizador, criador e principal organizador do Grupo de Gerenciamento de Projetos do Vale do Paraíba, o “PMValeDay” – Project Management Vale Day. Formação PMO Master Class; MBA em Gestão de Negócios pela Veris – IBTA; Graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Braz Cubas; Técnico em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP.

Alicia Novaes , PMP

Engenheira, gerente de projetos e instrutora na Projectlab

Engenheira e gerente de projeto, PMP, com mais de 17 anos de experiência técnica e de gestão em projetos de engenharia de automação, principalmente na indústria offshore, com foco em Oil & Gas - setores privado e público. Atualmente trabalhando no planejamento, controle e administração geral, bem como em atividades de PMO, especializada em gestão de portfólio de projetos, incluindo instrumentos, telecomunicações e projetos de integração de sistemas, bem como na área de negócios - suporte para o desenvolvimento de orçamentos, estimativas de esforço, elaboração de contratos e análise de requisitos de licitação para propostas técnicas.

José Dimas , PMP

Instrutor na Projectlab

Formado em Engenharia Eletrônica, pós-graduado em Análise de Sistemas (PUC-RJ) e MBA em Gestão Executiva em Telecomunicações (IBMEC-RJ). Certificado PMP desde 2005. Atuou por mais de dez anos na área de telecomunicações (redes LAN, WAN e Infraestrutura). Foi auditor da qualidade na Varig e facilitador da qualidade para instalação e manutenção de equipamentos de telecomunicações e também gerente de manutenção de equipamentos de campo. Integrou a primeira centena de funcionários nos startups das operadoras Vésper, Oi e Tim, com forte atuação em redes de dados e interconexões com entidades externas, tendo sido também gerente de transmissão no Centro de Operações de Rede (NOC) da Vésper, totalizando mais de seis anos de dedicação às áreas de TI e infraestrutura de telecomunicações. Na Vésper destacou-se pela implantação das áreas novas em operações de Gerenciamento de Mudanças e Gerenciamento de Clientes Corporativos. Na Tim atuou também como gestor da equipe de operações (TI) de Datawarehouse. Atuou seis anos na Petrobras, sendo três em TI (supervisão de projetos de desenvolvimento de software) e três na Engenharia (planejamento e construção do Comperj), com forte participação no planejamento do processo de Comissionamento. Atualmente atua como consultor em planejamento e gestão de projetos, Primavera P6, telecomunicações, revisão e análise de processos corporativos, além de ministrar treinamentos em gerenciamento de projetos, planejamento e Primavera P6.

Paulo Thomaz , PMP, MBA

Instrutor na Projectlab

Profissional com 12 anos de experiência em gereciamento de projetos no segmento Telecom nas áreas: Administrativo/Financeira, Relacionamento com clientes (Atendimento, Lojas, WEB), Áreas Técnicas (TI e Redes Telecom), Comercial (Marketing e Vendas) e de Segurança (fraude e seg. da informação). PMP certificado pelo PMI, MBA em Gerenciamento de Projetos pela UFF (Universidade Federal Fluminense), graduado em Tecnologia da Informação pela Unigranrio e especialista em gerenciamento de projetos de software pela PUC-RJ. Professor em cursos de pós-graduação e preparatório para certificação em gestão de projetos (PMP-PMI). Experiência em gerenciamento de projetos com equipes multidisciplinares e matriciais; implantação de Escritório de Projetos (PMO); seleção, priorização e acompanhamento de portfólio de projetos; treinamento em cursos técnicos e ensino médio. Perfil MBTI = ENTJ. Características marcantes do perfil: Liderança, sinceridade e decisão.

Guilherme Kulkamp , PMP

Instrutor na Projectlab

Formado em Administração de Empresas, pela UNIGRANRIO – Universidade do Grande Rio, MBA em Gerenciamento de Projetos, pela UFF – Universidade Federal Fluminense, e certificado PMP, pela PMI – Project Management Institute. Sócio-Administrador da Bandana Consultoria. Instrutor e consultor em Gerenciamento de Projetos, Tecnologia da Informação, Administração Empresarial e Comercial. Experiência em Projetos de Tecnologia da Informação, Gestão por Processos e em projetos na área da educação, dentre eles: Gerência de Projetos Pedagógicos.

Marcantonio Fabra , MSc, PMP

Professor na FGV, PUC-RJ, UFRJ e Projectlab

Doutorando em Projetos pela UNINI (México) e Mestre em Logística pela PUC-RJ. Possui o MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, é certificado PMP pelo PMI, Master in Project Management pela George Washington University e certificado EXIN Agile Scrum Master. É consultor em gerenciamento de projetos com 25 anos de experiência na área tendo atuado em empresas de grande porte como Vivo, Oi e Cepel. Atualmente é sócio-diretor da Fabra onde atua em consultoria, palestras e treinamentos sobre o tema. É professor em instituições de ensino tais como FGV, PUC-RJ, Fundação Dom Cabral, UFRJ, IAG e Projectlab, com 32 anos de experiência acadêmica. Recebeu em 2012 o prêmio de Excelência em Educação e em 2017 o Diploma de Mérito Universitário, ambos na PUC-RJ. É coautor dos livros Gerenciamento de Projetos (Editora FGV - 2009) e do livro PMO - Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática (Editora Brasport – 2012).

Cláudio Mello , MTCS, PMP

Instrutor na Projectlab

Possui 10 anos de experiência em projetos na área de infra-estrutura de TI, impressão, gerenciamento eletrônico de documentos e missão crítica. Atuou como analista de negócios e gerente de projetos em empresas como: XEROX, American Bank Note e HP. Atualmente, é responsável pelo projeto de infraestrutura de redes para o Aeroporto Internacional de Guarulhos. É formado em Análise de Sistemas e Pós Graduado em Gestão de Projetos pela FASP.

Daniel Mello , PMP, PMI-ACP, CSM, CSPO, MBA

Instrutor na Projectlab

Agile Projects Manager da Plataformatec, atua em projetos de desenvolvimento de sistemas desde 1997. Acumulou vasta experiência na indústria financeira, passando por empresas como BankBoston, Itaú Argentina, Bradesco, Unibanco, Itaú-Unibanco entre outros. Formado como técnico em processamento de dados pela ETESP, Bacharéu em ciências da computação pela Universidade São Marcos, Especialista em Consultoria Web pelo IPEN/USP e CEETPS, MBA em Business Administration pela FGV, onde desenvolveu TCC com tema em "Aplicação de Lean Startup no Brasil" . Desde 2012 tem atuado como coach, multiplicador e mentor práticas em gestão de projetos de ágeis de sistemas, foi um dos primeiros certificados PMI-ACP do Brasil. Gerente de Projetos do case "MDS Ágil" para implantação de métodos ágeis no Itaú-Unibanco, case vencedor do prêmio E-finance de melhor projeto de engenharia de software de 2014 na indústria financeira nacional.

Gino Terentim , PMP, PMI-ACP, PSM II, Agile Coach

Instrutor na Projectlab

Pai da Isa, filho da Dona Arlette, do Seu Gino e marido da Lu. É Coordenador Geral de Gerenciamento de Projetos no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Doutorando pela Université de Bordeaux, com MBE em Economia Brasileira pela FEA/USP e MBA em Gerenciamento de Projetos pela ESALQ/USP, possui conhecimento e experiência em Lean, Agile, Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Portfólios, Programas e Projeto. É mentor de Startups, professor e cultivador de plantas carnívoras, empreendendo e buscando tornar o mundo um lugar ainda melhor por meio da educação.

Diaulas Gonzaga , MSc, PMP

Instrutor na Projectlab

Engenheiro eletricista formado pela UFMG em 1997 com passagem pelo Montgomery College em Maryland-EUA e possui mestrado em Engenharia de Telecomunicações pela UFMG. Possui 11 anos de experiência nacional e internacional nos segmentos de Telecomunicações e TI pela Batik Equipamentos, Lucent, ZTE e Lexmark. Ocupou cargos nas áreas de desenvolvimento de hardware e software, engenharia de sistemas, integração de redes e suporte técnico pós e pré-vendas, bem como gerenciamento de projetos, serviços, pessoas e relacionamento com clientes.

Luciano Salamacha

Diretor no Instituto Salamacha

Doutor em Administração, palestrante e consultor de empresas. Preside e/ou integra o Conselho de Administração de empresas nacionais e multinacionais, atuando como consultor especializado em Estratégia de empresas. Autor da matriz Stakehand voltada a Gerenciamento de Stakeholders. É professor em programas de pós-graduação, mestrado e doutorado em instituições de ensino no Brasil, Argentina e EUA. Docente no Instituto Olímpico Brasileiro. Autor de 4 livros e com artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, integra o grupo de pesquisa no CNPQ sobre Inovação Tecnológica nas Organizações.

João Antônio Prado

Engenheiro de Desenvolvimento de Produto do Sistema de Comunicação da Embraer

Engenheiro de Telecomunicações, graduado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel, atuou como engenheiro de desenvolvimento de produto em diversos times do projeto KC-390. Atualmente é membro do time de Desenvolvimento Integrado de Produto - DIP, sendo responsável pela integração técnica dos times das engenharias específicas, como comandos de voo, aviônica, elétrica, entre outros. Iniciou seu contato com a Engenharia de Sistemas ainda na graduação e apaixonou-se pelo assunto. Um dos fundadores e atual diretor de programas do INCOSE BRASIL, capítulo brasileiro do Conselho Internacional de Engenharia de Sistemas, tem como objetivo pessoal difundir os conceitos dessa disciplina, focando principalmente na sua interação com outras áreas de conhecimento, como a gestão de projetos.

Sandra Cristina Gioffi Bispo

Professora Gestão da Mudança e Subsistemas de RH - Pós graduação Insper

Com mais de 20 anos de experiência profissional, sendo: 9 anos nas diversas competências de Recursos Humanos, entre elas Treinamento e Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção, Benefícios e Organização e demais anos de atuação na Consultoria, em projetos de gestão de cultura e mudança, melhoria da performance organizacional, suporte na implantação de estratégias, processos e sistemas, além de fusão/aquisição, OBZ - Orçamento Base Zero, VBM - Gestão Baseada em Valor, revisão de modelo operacional e reestruturação. Antes de ingressar na Accenture, atuei como gestora de prática de RH em empresa no setor de Alimentos. Graduada em Psicologia na Universidade de Gama Filho, tenho formação em Psicodrama e Dinâmica de Grupo, além de várias especializações em Gestão de Pessoas, Gestão da Mudança e Desenvolvimento Organizacional.

Marcelo Neves , CBAP, PMP

Analista de negócios e coautor do BABOK v3

Autor e palestrante de análise de negócios com mais de 20 anos de experiência em análise de negócios, processos e projetos. É coautor do BABOK v3 - Um Guia para o Corpo de Conhecimento em Análise de Negócios. Nos últimos 20 anos tem trabalhado com análise de negócios no contexto de produtos de software, melhoria organizacional e processos de negócios. Trabalhou intensamente na escrita do BABOK 3 entre os anos de 2012 e 2015. Preside o Capítulo Rio de Janeiro do Instituto Internacional de Análise de Negócios.

Soraia Andrade , MBA

Formada em Sistema da informação com MBA em Gestão de Projetos pela FGV e membro do conselho das Girls In Tech desde 2013. Possui mais de 10 anos de experiencia em IT&C (Information and Communications Technology) e 5 anos em especificação técnica e funcional para sistemas em grandes indústrias de TELECOM, e-Commerce, Software e empresas FinTechs. Conhecimento em Gestão de projetos utilizando as melhores práticas do PMI e Met Possui um extenso background técnico projetos de Software e Tecnologia destacando JAVA / Oracle(PL/SQL) Webservices & Aplicações utilizando SOA (XML, SOAP, WSDL e UDDI). Desenvolvimento Mobile (Nativo / Accelerator Frameworks Platforms). Desenvolvimento e Gestão Agile usando SCRUM / XP / LeanDev). Atlassian JIRA Expert Administrator Professional. Apaixonada por Inovação, processos e Startups.

Rodrigo Sêga , MBA, PMP, PMO-CP

Diretor de Negócios e Gerente de Projetos

Rodrigo Sêga, é fundador e CEO da PHINS* Projetos que atua na área de gerenciamento de projetos sustentáveis. Ele também contribui como palestrante e professor de MBA nos Cursos de Inovação e Empreendedorismo e Gestão de Projetos da FIA e Laureate International Universities. Durante 22 anos, desenvolveu carreira executiva em empresas multinacionais, nacionais e organizações sociais liderando uma ampla e rica gama de negócios e projetos. Realiza um trabalho social voluntário como Gerente de Projetos, consultor e professor no IGESC – FIA. É formado em Arquitetura e Urbanismos PUC-PR com especialização em Marketing FGV, especialização em Conforto Ambiental e Conservação de Energia FAU-USP e MBA Administração de Projetos FIA-USP. Certificado pelo PMI como PMP® (Profissional de Gerenciamento de Projetos) e PMO – CP (Project Management Office - Certified Practitioner) na Metodologia PMO Value Ring.

Mayla Biszara , PMP, MBA

Gerente de Projetos no Itaú Unibanco

Atuação com desenvolvimento alta plataforma em grandes empresas (Santander, telefônica, Unibanco) 4 anos como PMO em um grande banco (Itau), acompanhando projetos estratégicos meta dos diretores e VP de TI, GP há 4 anos em uma empresa de Internet, atuando com metodologia hibrida (scrum + pmbok, realizando todas aa cerimonias do scrum) implantei o Kanban na empresa que estou atualmente, dissemindo o conhecimento adquirido em treinamento e adaptando para os processos da cia. Sou certificada PMP, com conhecimento em Scrum e Kanban. Formada em TI e MBA na FGV em projetos.

Everton Michels , PMP, CSP, CSM, CSPO, Prince2, HMCP, ITIL-F, ITIL-PPO, Master Coach, MCTS

Project Manager e Agile Coach

Graduado em Ciência da Computação, pós graduado em Gerenciamento de Projetos, bem como, Gestão de Processos de Negócio (BPM). Mestrando em Engenharia de Produção (UFSC). Certificado PMP, CSP, CSM, CSPO, HCMBOK, HCMP, Master Coach, ITIL-F, ITIL-PPO, Prince2 e MCTS. Atuo na área de TIC há mais de 14 anos, especialmente gerenciando projetos e processos de desenvolvimento de software e implantação de projetos de infraestrutura de TIC, nos últimos anos com desenvolvimento de produtos inovadores. Professor de pós-graduação em gerenciamento de projetos.

André Luiz Cruz , CSM, PMP, Prince2, MCTS 70-178

Especialista em Gerenciamento de Projetos, atualmente Gerente de PMO de uma grande instituição financeira e Instrutor convidado em cursos preparatórios para a Certificação PMP. Possui em seu portfólio, grandes projetos com atuação destacada como um dos responsáveis pelo PMO que conduziu uma das maiores integrações entre duas grandes instituições bancárias dos últimos anos. Atualmente, como atua em um grande projeto de transformação digital, além de ter sido um dos responsáveis por um projeto que envolveu o reposicionamento do PMO utilizando técnicas de Design Thinking para teste/confirmação de hipóteses e desenho de soluções.

Marcia Vittori , MSc, PMP, HCMP

Project Manager Consultant

Marcia possui mais de 25 anos de experiência em Gerenciamento de Projetos e Engenharia Civil nas áreas de infraestrutura, energia e indústrias no mercado brasileiro. Possui pontos fortes em liderança, solução de problemas, antecipação de necessidades, controle de prazo e custo, organização, excelente capacidade de comunicação, visão sistêmica e garantia da qualidade. Marcia é engenheira civil estrutural (1988) e obteve seu MSc em Eng. Civil na COPPE – UFRJ em 2000. Em 2002 obteve o Master Certificate in Project Management -The George Washington University/ESI e é certificada como PMP – Profissional de Gerenciamento de Projeto desde 2003 pelo PMI- Project Management Institute. Possui ainda certificação HCMP - Human Change Management Professional do HUCMI - Human Change Management Institute. Dentre os projetos que trabalhou destacam-se: Linha Vermelha, Memorial da América Latina, Hidrelétrica de Corumbá, Usina Termelétrica de Três Lagoas, Estação de Virador de Vagões, Projeto Compactos - minério de ferro, Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro.

Haendel Motta Arantes

Psicólogo na Marinha do Brasil

Psicólogo (UFF), pós-graduado em Clínica Psicanalítica (UFF) e mestre em Psicologia Clínica (PUC-RJ). Aprovado para o Corpo de Saúde da Marinha em 2007, atende militares e seus familiares em serviço com volume ininterrupto de casos e rico em variedade de demandas (que já lhe permitiu ultrapassar dez mil horas de experiência em atendimento clínico). Com o progresso na carreira, passa a chefiar equipes e a se interessar também pelos temas organizacionais. Desde então, pesquisa e produz interfaces entre a clínica psicanalítica e a gestão de pessoas, também de olho no contexto líquido e de acelerada transformação atual. Por meio de artigos, palestras e workshops, procura revisitar temas ligados ao fator humano nas instituições, oferecendo um olhar com base em Freud e Lacan, além de Herzberg, Bauman, Taleb e outros autores, sempre movido pelo desejo de fazer diferença e trazer resultados ao ambiente de trabalho.

Raphael Albergarias , PMP, PMI-SP, PRINCE 2, IPMA-C

Presidente do IPMA Brasil

Mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos, consultoria empresarial, educação executiva e governo, como Subsecretário do Estado do RJ. Participação grade diversidade de projetos, desde implantação de megaprojetos de upstream e downstream até implementação de ERP, Modelagem de Processos e estruturação de política pública. Administrador de Empresas, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela UFRJ, Mestre em Administração de Empresas pela FGV, Doutorando em Administração pela ESC Rennes – FRA e se especializando em Gestão de Projetos Avançados por Stanford – USA. Professor convidado de pós-graduação pela Université Sorbonne, Université Bordeaux, ESC Paris, Paris Dauphine, UFRJ, UERJ, FIA, IBMEC, FGV e UVA. Pesquisador em Gestão de Projetos na POLI/UFRJ e FEA/USP. Revisor técnico da revista Mundo PM e palestrante internacional. Possui as seguintes certificações profissionais: Professional Coach (SBC), IPMA-C, PMP, PMI-SP, PRINCE 2 Practitioner, PRINCE 2 Foundation e Orange Belt. Primeiro brasileiro, em 2010, a ter consolidado as principais certificações em gestão de projetos do mundo.Co-autor de 3 livros em gestão de projetos.

Armando Terribili , Prof, Dr. , PMP, ITIL, BB ( Black Belt )

Consultor e Diretor da Impariamo Cursos e Consultoria

Prof. Dr. Armando Terribili Filho, PMP. Pós-doutorado em Metodologia de Gerenciamento de Projetos, doutor em Educação pela UNESP, mestre em Administração de Empresas. Diretor da Impariamo Cursos e Consultoria (Curitiba). Professor da Universidade Positivo (PR), ESIC (PR) e UNIVALI (SC). Certificado PMP desde 2003. Certificado nos EUA como Black Belt. Autor dos livros: Indicadores de Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Projetos em 7 Passos e Gerenciamento dos Custos em Projetos da coleção Grandes Especialistas Brasileiros. É coautor dos livros Lessons Learned em Gerenciamento de Projetos e Negociação em Projetos. Tem publicações científicas nos EUA, Itália, Espanha, Portugal, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e México. Foi professor titular da FAAP de São Paulo por mais de 10 anos e teve atuação em multinacionais americanas e canadenses, tendo sido diretor de projetos da Unisys Brasil.

Rui Sedor

Senior Global Designer, Professor, Gerente de Projetos, Eng e Palestrante

Rui Wagner R. Sedor, ao longo de 28 anos, vem implantando produtos e soluções voltados para diversos países das Américas, Europa, Ásia e África. Aplica métodos sistêmicos que desenvolveu para, de forma integrada, mapear demandas, projetar, simular, implementar, validar soluções, definir políticas e procedimentos de governança, entregando resultados concretos, mesmo em projetos críticos e de alta complexidade. É graduado em Engenharia Elétrica na UTFPR (Curitiba-PR), pós-graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Getulio Vargas e mestre em Gestão por Projetos (Univ. de Lille -França) e Administração pela Univ. Positivo (Curitiba-PR). É certificado pela Univ. Stanford (Gerenciamento Avançado de Projetos) e pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT (Supply Chain Management). Atualmente estuda pela Univ. Stanford métodos avançados para a Gestão de Riscos e tomada de Decisões Estratégicas.

Fabio Cruz , PSM-I, CSM, ASF, ASM, PMP, PMI-ACP, Prince2 Practitioner, PMO-CP

Technical Director e Agile Expert focado em Transformação Ágil, PMO Ágil, Mentoring, Coaching, Treinamentos e Palestras

CEO, Agile Enterprise, Agile Coach, Consultor, Empreendedor, Palestrante, Trainer, Autor e Voluntário, formado em tecnologia da informação, administração de empresas, gerenciamento de projetos, gestão de pessoas e coaching, além de diversas certificações profissionais ligadas as suas áreas de atuação.

Luiz Guilherme Carvalho , PMP, PRINCE2, PRINCE2 AGILE, MPT, C31000, PMI-RMP, M_o_R, CSM

CEO - Gerenciando Riscos em Projetos

Dono e Fundador do Blog Gerenciando Riscos em Projetos, tem 17 anos de experiência no mercado, graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pela Estácio de Sá e Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Executive Education Program in Project Management pela The George Washington University. Possui certificações na área de Gestão de Projetos tais como PMP®, PRINCE2® PRINCE2 AGILE®,MPT®, C31000® , PMI-RMP®, M_o_R®, e CSM®. Participou do Seminário Internacional Risk Management Summit 2014 onde integrou a Mesa de Debates sobre a Cultura de Gestão de Riscos nas Organizações. Foi palestrante no Cubo de Conhecimento da Projectlab com a Palestra "Aplicando a Teoria de Gestão de Riscos também na Vida". Trabalhou em multinacionais e consultorias como Siemens, Huawei, Cisco, Accenture, KC Consultoria Tributária, Between do Brasil e Petrobras. E através destas gerenciou Mega Projetos das principais operadoras de Telecom do BR.

Achiles Junior , Prof. Me.

Coordenador/Professor Marketing GRUPO UNINTER/UP/UNIARP

Bacharel em Administração de Empresas e também Bacharel em Informática; Doutorando em Tecnologia e Sociedade UTFPR, mestre em Gestão de Negócios UFSC; possui 07 (sete) especializações, sendo elas: MBA Marketing Empresarial; MBA em Planejamento e Gestão Estratégica (EC), MBA em Administração e Gestão de Varejo, MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades; Especialista em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa; Especialista em Metodologia do Ensino Superior; Especialista em Educação Tecnológica e Novas Mídias e Especialista em Formação de Docentes em EaD. É autor de 08 livros e 19 E-books na área de marketing, administração de empresas e tecnologia, com vários artigos publicados área de marketing e administração, apresentador do programa de Tendência & Mercado.

Cassio Germano , Msc., PMP, PMO-CC, STANFORD APMC

Consultor internacional na área de governança, inovação, projetos, programas, portfolios e processos

Certificado pela Universidade de Stanford (EUA) no programa Advanced Project Management, consultor internacional na área de governança, inovação, projetos, programas, portfolios e processos com atuação na área de governo, saúde, educação, financeira, petroquímica, telecomunicações, tecnologia da informação e entretenimento. Diretor do Grupo Portfolio, professor em diversos cursos de pós-graduação na área de estratégia e projetos, Mestre em Engenharia de Telecomunicações pela UFRJ, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, graduado em Engenharia de Teleinformática na UFC, certificado Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute desde 2004. Um dos pioneiros na pesquisa, ensino e prática do gerenciamento de projetos no Ceará.

Mario Trentim , CBAP, PfMP, PMP, RMP, PRINCE2, MVP

Professor, consultor e autor de livros em gerenciamento de projetos

Atualmente, membro do PMIEF Board of Directors e sócio da consultoria Trentim & Associados. Engenheiro e mestre pelo ITA, possui certificações CBAP, PfMP, PMP, RMP, PRINCE2, Microsoft Certified Trainer e Most Valuable Professional. Autor dos livros "Managing Stakeholders as Clients", "Manual do MS-Project e Melhores Práticas do PMI", "Gerenciamento de Projetos".

Robes Baima , PMP, RMP, HCMP

Gerente de PMO

Robes Baima Amarante, Graduado em Ciência da Computação pela UNIFOR e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. É certificado PMI-PMP, PMI-RMP, HCMP e PMD Pro. Foi Gerente de Projetos na Synapsis Brasil, Consultor Sênior na Área de Information Risk Management pela KPMG, Líder do PMO Corporativo pela Esmaltec S.A, Líder do PMO da TI no Grupo Edson Queiroz e atualmente atua como Gerente do PMO Corporativo no Hapvida. Participou de diversos projetos de TI, implantações de ERP, desenvolvimento de novos produtos, ampliações fabris, reestruturação de processos, implantação de PMO, etc. É Diretor de Educação e Certificação no PMI-CE e vem atuando como professor, palestrante e instrutor em MBAs, cursos e congressos de gerenciamento de projetos no Ceará e em outros estados do Brasil.

Facundo Barbosa , PMP, CSM, ITIL, PMO-CC

Coordenador Geral da Escola de Tecnologia da Pós-Unifor

Mestre em Administração de Empresas pela Unifor, graduado em computação com especialização em tecnologias de banco de dados e MBA em Gestão Estratégica de Projetos, certificado como PMP pelo PMI, CSM pela Scrum Alliance, ITIL pela EXIN e PMO-CC pela PMO Global Alliance, coach certificado pelo ICI e Corporate Leadership and Finance Program pela Columbia University, EUA. Atua como palestrante, professor e consultor de Gestão Estratégica, Gerenciamento de Projetos e Gestão para Resultados. Está como Presidente do PMI Ceará. Foi voluntário durante a tradução do Guia de Programas do PMI 2a ed para a língua portuguesa. Foi professor de pós-graduação em gerenciamento de projetos nos cursos de administração de empresas da FGV, gerenciamento de projetos da UECE, FFB, Estácio e Unichristus. Foi coordenador da Escola de Tecnologia da Pós-Unifor, onde foi responsável por todos os cursos de pós em engenharia, arquitetura, computação, projetos, processos e inovação.

Raquel Ximenes , MSc, MBA, PMP

Gerente de produtos e serviços na Ouvidoria do Banco do Nordeste

Mãe, cozinheira e enófila. Paulista de nascimento, cearense de coração e sangue. Mestre em Informática Aplicada (Unifor), com ênfase em gestão de projetos de aquisição na administração pública. MBA em Gestão Empresarial (Ibmec/Bovespa). Bacharel em Informática (Unifor). Com experiência de mais de 20 anos atuando em planejamento estratégico, informações estratégicas, escritório de projetos, gestão de portfólio, programas e projetos em empresas nacionais e internacionais de TI, Telecom, Infraestrutura e Serviços Bancários. Atualmente, é gerente de produtos e serviços na Ouvidoria do Banco do Nordeste atuando na equipe de Governança e Gestão de Melhorias. Palestrante e professora, é certificada PMP e em Ouvidoria (ABO). Presidente Anterior Imediato PMI-CE e Ex Coordenadora Geral da Integração Nacional dos Capítulos Brasileiros do PMI.

Alessandra Monteiro Martins , SCM, ITIL, COBIT, CTFL, ISO27002

Analista QA SR | Tech Supply

Licenciada em Informática pela Universidade do Estado do Amazonas, Especialista em Governança de TI pela Universidade Católica de Brasília. Trabalhando com infraestrutura TI desde 2004, na área de Gestão de Projetos de TI desde 2011, com metodologias Ágeis, Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Software e Qualidade de Software desde 2013. Incluindo Análise de Negócios, Requisitos, Compliance e Auditoria. Certificada CTFL, ITIL V3, COBIT 5, ISO 27002 e SCRUM MASTER pela ScrumStudy. Com conhecimentos em Forense Computacional e Perícia Digital.

Flávio Luiz de Oliveira e Silva , PMP, PMO-CC

Past President PMI Pernambuco Brazil Chapter

Graduado em Engenharia Elétrica pela POLI/UPE; Pós-graduado com MBA Executivo em Gestão Empresarial pelo CEDEPE Business School; Gerente de projetos corporativos, certificado PMI-PMP®, com mais de 16 anos de experiência em engenharia de operação e manutenção e consultoria em gerenciamento de projetos de médio e grande porte e em desenvolvimento de metodologias, mapeamento de processos de negócio e implantação de escritórios de gerenciamento de projetos (EGP/PMO) em organizações privadas e públicas, atuando em diversos segmentos como: Telecomunicações, Engenharia, Companhia de Água e Saneamento, Indústria de Papel e Celulose, Instituição de Pesquisa e Desenvolvimento.

Henrique Diniz , MSc, PMO-CC, HCMP

Diretor de Operações, Programas e Projetos Especiais

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Auditor Lider 9001, Certificado em Execultive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coach, Certificado em Gestão de Mudanças pela - Human Change Management Institute e e PMO-CC pela PMO Global Alliance atua na área de Gerenciamento de processos, projetos, programas e portfólio há mais de 12 anos. Participa da elaboração de normas técnicas brasileiras, através do Comitê Brasileiro de comissão de Estudo Especial de Gestão de Projetos, Programas e Portfólio da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CEE-093), da Comissão de Estudo Especial de Gestão de Risco da ABNT (ABNT/CEE-063). Convidado como Membro para realização e revisão do conteúdo do Construction Extension to the PMBOK® Guide do Project Management Institute (PMI).

Fábio Torres

Agile Coach e Consultor Criativo

Graduado em arquitetura, e pós-graduado em gestão de pessoas. Há 6 anos estudo as relações humanas dentro do ambiente de trabalho. Minhas zonas de interesse são: design thinking, UX, agile, comunicação e motivação. Acredito que um bom projeto se baseia em pessoas engajadas e comunicação clara. Atualmente trabalho como Agile Coach para a Objective Solutions, prestando consultoria ágil para grandes empresas de diversos setores (automobilístico, alimentício, etc). Também sou um dos responsáveis pela geração de conteúdo (artigos e palestras).

João Paulo Gomes

Diretor do CEDEPE Business School e Agência Prensa

Diretor da Agência Prensa, do CEDEPE Business School e do Instituto de Desenvolvimento Social e Inovação - IDAS, atendeu empresas como ICI Coral, FCA, Oi Telecom, Ambev, Grupo Hospitalar D'Or além dos governos de Recife, Pernambuco e Maranhão. Comunicólogo com dupla titulação UFPE/UNICAP, é pós graduado em ciência política e mestre em marketing estratégico pela Universidad de Ciências Empresariales y Sociales da Argentina e cursou doutorado na Universidad de Salamanca. Palestrou em 12 países sobre Estratégias competitivas, marketing, turismo e outros temas de gestão. Especialista em projetos de megaeventos, participou das Olimpíadas de Londres (2012) e Rio e Janeiro (2016), do Panamericano do Rio (2007) das Copas do Mundo da Alemanha (2006), África do Sul (2010) e Brasil (2014), além de ser consultor do governo russo para 2018.

Alessandra Fonsêca

Responsável pelo PMO da Divisão Componentes da Fiat Chrysler Automobiles

Especialista em Gerenciamento de Projetos com 10 anos de experiência em grandes projetos como a construção da Via Mangue, Hospital da Mulher, UPAs, construção e implantação da Fábrica da Jeep e Supplier Park, Construção de Pista de Provas e Centros de Engenharia. Responsável pelo PMO da Divisão Componentes da Fiat Chrysler Automobiles. Professora de MBA em Gerenciamento de Projetos da Faculdade Guararapes. Prêmio de melhor projeto e gerente de projeto do ano 2017 pelo PMI-PE.

Dante Freitas

Coordenador Acadêmico DeVryIFBV/IBMEC

Dante fez imersão em educação empreendedora pela Universidade número 1 em empreendedorismo, Babson College (Boston, EUA), tem mais de 10 mil empreendedores orientados em sua carreira de 11 anos no SEBRAE até então, e tem dedicado sua vida profissional a formação e desenvolvimento de empreendedores, inspirando a fundação da empresa .oM - Ideias que se movem. Economista (UFPE), mestre em gestão empresarial com ênfase em educação empreendedora, especializou-se na criação e desenvolvimento de negócios, passando pela Franchising University (SP), Comércio Exterior (FDC-MG), além da experiência de 4 anos como executivo de uma multinacional. Coordenador de Pós Graduação da DeVry e IBMEC. Professor há 13 anos da DeVry Brasil, nas disciplinas de gestão estratégica, empreendedorismo e simulação de negócios, na graduação e no MBA Internacional, também facilita o curso de empreeendedorismo Bota pra Fazer da Endeavour Brasil. Ao longo de sua formação, foi também habilitado no ensino do empreendedorismo com um dos maiores especialistas no tema, Fernando Dolabela. Palestrante na FedEx, Grupo Cornélio Brennand, Natura, Oi Telecomunicações, DeVry Brasil, SEBRAE e Órgãos Públicos. Organizador licenciado do TEDx Recife de 2017/2018. Em parceria com a empresa CRIARH, é fundador do programa A Ponte da Inovação, uma imersão exclusiva no Vale do Silício (Califórnia, EUA) para executivos, empresários e empreendedores.

Guy Cliquet , PhD, Me, PMP

Coordenador da Pós Graduação Lato Sensu no Insper

PhD em Comportamento Organizacional pela Tulane University (New Orleans) e Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP. Graduou-se no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Além de 14 anos como docente, possui 25 de experiência profissional em empresas como Twill, American Tool Companies, Synchro e Braskem, onde atuou em posições de gerência sênior. Sua experiência em Gestão de Projetos inclui iniciativas na área de Sistemas de Gestão, Automação, Manufatura, Desenvolvimento de Software e Ensino.

Estela Fernandes , MSc, SBCoaching

Professora de MBA no Instituto Infnet

Empresária, Partner da SBCoaching Corportae, CEO na Plano A Associados, empresa especializada em programas de desenvolvimento de competências. 20 anos no mercado corporativo atuando como gerente executiva e liderança de equipes multidisciplinares em empresas nacionais e multinacionais. Professora do MBA do Instituto INFNET e professora convidada nos Mestrados Profissionais:
-> Gestão e Estratégia - MPGE - UFRRJ
-> Administração - IIE - Universidade de Bordeaux
->Mestre em Gestão Estratégica pela UFRRJ, pós-graduada em Análise, Projeto e Gerência de projetos pela PUC-RJ. Graduação em Matemática pela UFRRJ e Master Coach pela SBCoaching.

Francisco Mellone , PMP

Gerente de Projetos - Escritório de Projetos

Consultor em Gerência de Projetos, Portfolio e PMO (Project Management Office). Economista pela Occidental College, Los Angeles com MBA em Gerência de Projetos na FGV-RJ e pós-graduação em Análise e Projeto de Sistemas na PUC-RJ. Certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute) e PMO-CC Certified Consultant pelo PMO Global Alliance. Atuando há mais de 20 anos em coordenação de projetos nacionais e internacionais e implantação de PMO nas áreas de Gestão e TI em organizações com destaque no cenário mundial e nacional tais como ARCO, Shell e Petrobras.

Farhad Abdollahyan , MSc.

Consultor e Professor

É um pensador e praticante de gestão organizacional de projetos atuando internacionalmente. É Mestre em Administração e Master in Project Management. Possui diversas certificações profissionais. Tem mais de 35 anos de experiência profissional em diferentes indústrias (Agronegócios, varejo, Governo, vestuário e High-Tech) em diversas funções (Marketing, Compras, Finanças e Sistemas, Consultoria, GP e Treinamento). Atua como consultor na Cyrus Associados e foi assessor de prática de GP na UNOPS. É docente em cursos de MBA e é voluntário no PMI e Conselheiro de Governança no PMI-SP. É coautor de "Gerenciamento de Custos em Projetos", "Casos Brasileiros ..." e "PMO-Escritórios de Projetos, Programas e Portfolio na Prática", “Gower Handbook of Programme Management” e colunista na revista Mundo PM.

Renata Salles

Diretora de Projetos/Parcerias e Captação de Recursos do Museu do Amanhã- Rio de Janeiro

Responsável pela área de Projetos/Parcerias e Captação de Recursos do Instituto de Desenvolvimento e Gestão /IDG; O/S que opera os equipamentos culturais: Museu do Amanhã e Paço do Frevo. Atuando no mercado cultural a quase 20 anos nas áreas: Comercial, Captação de Recursos, Planejamento estratégico, gerenciamento de projetos com passagens por instituições culturais Públicas/Privadas sem fins lucrativos como Museu do Amanhã, Instituto Inhotim, Teatro Municipal de São Paulo e empresas culturais privadas com fins lucrativos como Time For Fun/T4F, Grupo Gl Events: Arena, Faga Eventos e Rio Centro. Atualmente como Diretora de Projetos/Parcerias e Captação de Recursos do Museu do Amanhã- Rio de Janeiro. Bacharel em Administração de Empresas com foco em Hotelaria pelo Institut Vatel; Paris França, Pós-Graduação em Marketing pela ESPM São Paulo.

Paulo Matos

PMP, Coach, ADM, MBA

Administrador, PMP, pós graduado em gestão de projetos e coaching, professor de diversas disciplinas nos cursos de MBA na Universidade Estácio de Sá e IBMEC, especialista em gestão empresarial, certificado em personal, leader, team e executive coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Possui mais de 15 anos com gestão de equipes e projeto em empresas nacionais e multinacionais, tais como Claro, Ericsson, Huawei, SulAmérica, Duloren, Linux, Variglog, ABCP, e mais de 10 anos como palestrante e instrutor de treinamentos técnicos e comportamentais. Realiza atendimentos individualizados como Coach para executivos empreendedores e profissionais em geral

Ruriko Isilma Ohara

PMP, PMI-RMP

Consultora Governança, gestão da mudança, PMO e Mentora. Certificada PMP e PMI-RMP. Pós-graduada em gerenciamento de Projetos - IETEC, Engenheira Civil – FESP e FATEC-SP. Experiência de 22 anos PMO, Portfólio, Programas, Serviços a Clientes, Outsourcing e projetos internacionais. E desde 2008, é mentora em projetos e outsourcing, além da experiência em Governança de Projetos. Coautora do artigo Empoderamento: um novo significado para a carreira feminina publicado Mundo PM e coautora do livro digital Carreira feminina em tempos empregabilidade 4.0: estudos e cases.

Eleine Passos

MBA

Bacharel em Informática pela UCSAL, Especialista em Gerenciamento de Projetos. Coach de vida e carreira e Analista de Perfil Comportamental – DISC. Voluntária do PMI Capítulo Bahia desde 2008. Estudante de Psicologia. Mais de onze anos atuando na área de Gerenciamento de projetos, Programas, Portfólio e ferramentas de gestão, atuando em diversos seguimentos e projetos diferenciados. Palestrante em Graduação e Pós-Graduação em diversos temas relacionados ao Gerenciamento de Projetos e Planejamento de Carreira. Empreendedora, Comunicativa, Dinâmica, Sorridente, Perfeccionista, lida bem com mudanças e Gestão de Conflitos, uma Sonhadora.

Izabel Santana

PMP, MSc

Administradora de empresas com especialização em Gestão de Projetos, Gestão de Recursos Humanos, Metodologias de Inovação em Gestão e Educação Corporativa. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR. Certificada PMP e Qualificada na utilização, aplicação e interpretação do instrumento MBTI® Myers Briggs Type Indicator e TGI de Administração de Conflitos. Experiência executiva em Gestão da Educação Corporativa e Desenvolvimento de Executivos. Empresária, Life Coach e Personal Organizer.

Cristina Serravalle

MSc, PMP, PMO-CP

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia, graduada em Processamento de Dados e em Economia. Certificada PMP pelo PMI. Certificada PMO-CP pela Global Alliance. Atua como gerente de projetos na área de Tecnologia da Informação há mais de 20 anos. Realiza palestras, consultorias e leciona em cursos de MBAs em diversas universidades na Bahia e em Sergipe. Ministra cursos preparatórios para certificações PMP e CAPM do PMI. Foi presidente do PMI-BA de 2011 a 2014. Sócia-diretora do CEG – Centro de Excelência em Gestão.

Jane Carvalho

MSc

Mestre em Marketing pela Rutgers The state University de New Jersey, formada em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia, é diretora responsável por desenvolvimento de novos negócios, Qualidade e Relação Institucional da empresa Qualidados Engenharia na qual é sócia. Vice-presidente do Conselho do Arranjo Produtivo Local (APL) PROIND BAHIA e membro do conselho do Comitê de Óleo e Gás da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Mais de 30 anos de experiência no Brasil e exterior nas áreas de comunicação e marketing.

Andrea Schuler

M.Sc, MBA

Engenheira Civil, M.Sc. e Dr. (incompleto) em Engenharia, MBA e Especialização em Gerenciamento de Projetos. Atua na Gestão de Projetos de Engenharia há mais de 20 anos, em projetos industriais, de energia e petróleo. Coordenou projetos de implantação de plantas industriais em multinacionais, atuou na implantação de parques de geração de energia eólica e termoelétrica. Coordenou um PMO na área Internacional da Petrobras e atuou como consultora sênior de gestão em projetos de Desenvolvimento da Produção do Pré-Sal. Tem prestado consultorias na gestão de projetos de engenharia em geral.

Arthur Farme

Executivo do mercado financeiro, com atuação nas áreas de controladoria e de planejamento. Atuou na indústria imobiliária e no mercado de seguros. Coordenou operações de reorganização societária, processos de aquisição, de emissão de dívida local e internacional e de emissão de ações. Estruturou programas de governança corporativa, de sustentabilidade e de gestão integrada de riscos. Graduado em engenharia (UFRJ, 1980), com educação complementar nas áreas de finanças, governança corporativa e legislação societária.

Carlos Silva Junior

PMI-PMP, PMI-ACP, PRINCE2 Practitioner, MCTS, CSM e CSPO

Carlos atua na área de TI há 21 anos e possui sólida experiência em gestão de projetos e fábrica de software. Possui várias certificações na área de projetos e tecnologia, tais como: PMI-PMP, PMI-ACP, PRINCE2 Practitioner, MCTS, CSM e CSPO, atuando com abordagens ágeis há 9 anos e idealizador do Workshop LEGO SCRUM GAME. Facilitador oficial do Workshop Management 3.0. Certificado em Personal e Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. É palestrante em eventos e seminários sobre tecnologia, projetos e inovação. Atua como professor na Pós Graduação em gestão de projetos nas instituições PUC, IETEC e Pitágoras. Pós-Graduado em MBA em Gestão de Projetos e Certificado em Microsoft Project 2013/2016.

Roberto Gattoni

MSc., PMP

Head of Corporate PMO Fiat Chrysler LATAM. Roberto Gattoni é mestre em Ciência da Informação e graduado em Ciência da Computação pela UFMG. Atua como Program e Project Manager desde 1989 nos setores industrial, construção civil, TI, telecomm, financeiro e logística. Atualmente, é Head of Corporate PMO na Fiat Chrysler Automobiles LATAM com foco nos programas e projetos core business, estratégicos, transversais e departamentais. Foi o Central PMO do Programa Pernambuco (2011-2015), projeto de R$11 bilhões focado na construção da nova fábrica Jeep, a mais moderna do grupo FCA no mundo. Atualmente, gerencia um programa estratégico contendo mais de 250 projetos, alavancando oportunidades da ordem de 300 milhões de euros. Atua como professor desde 1994 em MBAs e cursos de especialização em diversas universidades e Business Schools como o IBMEC, a Fundação Dom Cabral e a PUC-MG. Autor do livro “Gestão do Conhecimento aplicada à Prática da Gerência de Projetos” (2004) e co-autor de dois outros livros com temas relacionados.

José Fernando Pereira Junior

MSc, PMP, PMI-PBA, PMI-RMP, PMI-SP, IPMA D

Mestre em administração, MBA em gerenciamento de Projetos e Bacharel em Administração de Empresas . Certificado PMP (Project Management Professional), PMI-PBA (PMI-PBA - Professional in Business Analysis), PMI-RMP (Risk Management Professional) e PMI-SP (Scheduling Professional). Certificado IPMA nível D. Consultor com largo conhecimento e experiência em Gerenciamento de Projetos onde atua há mais de 17 anos em projetos de vários níveis de complexidade em vários segmentos empresarias. Gerente de Programas e projetos na Yazaki do Brasil. Coautor do livro gestão de projetos Brasil do IETEC. Professor na pós-graduação da Fundação Dom Cabral, IBMEC, PUC, IETEC e IEG.

Rosania Fernandes

MSc., PMP

Sócia Fundadora da PKM Consultores. Mestre em ciência e tecnologia nuclear pelo CDTN (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear), Engenheira Eletricista pela PUC-MG, Certificada PMP pelo PMI desde 2005, membro do PMI (Project Management Institute) e do PMI Minas Gerais, onde atuou como Diretora de Certificação e Desenvolvimento Profissional por 5 anos (2010-2014). Personal e Professional Coach pela SBC (Sociedade Brasileira de Coach), MBA em Telecomunicações com ênfase em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Especialista em Gestão de Negócios (IETEC). Atua há 30 anos no mercado nas áreas de análise de negócios e gestão de projetos. Atualmente é coordenadora e professora nos cursos de pós-graduação e MBA em gestão de projetos no IETEC, tendo atuado como professora nos cursos de gestão de projetos na FUMEC, UNA, SENAC (São José do Rio Preto e Presidente Prudente), IEC (PUC MG), FUNCESI (Itabira) e Faculdade Pitágoras. Atualmente é responsável pela implantação e gestão do PMO na CEMIG-TI/TC.

André Vidal

Agile Thinker, Lean Enterprise Manager, Agile Coach, Design Thinker, Empreendedor, Escritor

Atua na área de Tecnologia da Informação junto à gestão de projetos, programas, definição de processos de negócio, metodologia, gerência de requisitos e desenvolvimento de software. Experiência em fornecimento de soluções para empresa dos setores de Serviços Financeiros, Telecomunicações, Educação e Treinamentos, onde atuou em diferentes papéis e responsabilidades durante todo o ciclo de vida de projetos voltados ao desenvolvimento de soluções de sistemas e software.

Marcela Gonçalves

Mais de 15 anos de experiência na Liderança de projetos em Inovação, Desenvolvimento de softwares e Planejamento de Negócios nas áreas Industrial, de Gestão e TI, utilizando as principais metodologias PMI, BPM, Process Mining, Predictiv Analytics, Canvas. Atuando em empresas de Consultoria, Deloitte, IBM/SIX, E&Y e Atos Origin, atendendo a clientes como TIM, VALE, VLI, Petrobras e Rio2016. Atualmente pesquisando e estruturando iniciativas de Business Transformation, Blockchain e IOT. Idealizadora da comunidade de práticas Blockchain Brasil Org, Community builder das Women in Blockchain BR, Consórcio Blockchain Brasil BR e Membro do Grupo de Estudos sobre Padronização de Práticas ABNT/ISO-307 e do Grupo de Estudos de Blockchain & Interesse Público do ITS-Rio e IRIS-BH.

Francisco Taborda

PMP, PMI-RMP, MSc.

Francisco Taborda tem mais de 25 anos de experiência em implantação e gerenciamento de projetos, no Brasil e no exterior. Também, atua como palestrante, consultor, instrutor e professor universitário e de cursos de pós-graduação. Possui as certificações PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional), ambas do PMI (Project Management Institute). É Master of Science in Systems Engineering pela United States Naval Postgraduate School, Monterey, USA. Graduou-se em Ciências Navais e Engenharia de Operações pela Escola Naval Brasileira. Também, tem aperfeiçoamento em eletrônica aplicada. Nos últimos 20 anos, Francisco Taborda gerenciou mais de R$ 4 bilhões em projetos. Foi Gerente de Projetos, Gerente de Programas e Diretor de Projetos na Subsea 7, Ericsson, Nokia, Vésper, LCC e IES. É, também, professor da Faculdade de Administração do IBMEC e do MBA de Gestão de Negócios. Em 1999 foi escolhido paraninfo da primeira turma de Administração da Faculdade. Foi panelista do PMI Information Systems and Telecommunications Brazilian Meeting, em 2004, do Risk Management Summit em 2012 e 2016 e do Program and Portfolio Management Summit em 2016. Foi palestrante do Risk Management Summit, em 2015, do 1º Seminário de Inovação do Exército Brasileiro, em 2016 e do Encontro Regional de Gerenciamento de Projetos do PMI Rio de Janeiro, em 2017. Como voluntário do PMI participou do Program Manager Role Delineation Study, em 2004. Desde 2012 tem sido SME (Subject Matter Expert) para os PMI Global Congress EMEA e North America Congress. Atualmente, é mentor voluntário do PMI-Rio de Janeiro.

Liliane Tie Arazawa

MBA, PMP

MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Certificada PMP-PMI, Bel.a em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina. Membro do Grupo de Estudos de Blockchain & Interesse Público do ITS-Rio e IRIS-BH. Aprendiz do Transforming Capitalism Lab Beyond GDP do Presencing Institute. Consultora de Projetos e Engajamento de Stakeholders, construiu carreira na área de Tecnologia como DBA, Gerente de Projetos de sistemas e Especialista PPM-PMO. Palestrante, curadora e voluntária em eventos de blockchain & futurismo, inovação social e protagonismo feminino. Community Builder e iniciadora da rede Women In Blockchain Brasil, onde facilita o acesso de meninas e mulheres à nova economia e defende a democratização da inclusão digital para a 4a.revolução industrial. Colabora com movimentos de hack-ativismo cívico e corporativo porque acredita na frase:“Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo. De fato, foi sempre assim que o mundo mudou.”

Vicente Gonçalves

Sua formação envolve Artes Dramáticas, Ciências Sociais e Tecnologia da Informação, além de pós-graduação em Marketing e MBA em gestão de negócios pela COPPEAD — UFRJ. Aprimorou-se em gestão e liderança no MIT Sloan Executive Education — Boston, EUA, no IMD — Lausanne, Suíça e AMANAKEY. Durante 28 anos atuou como consultor e executivo em empresas nacionais e globais, tendo recebido 12 prêmios ligados à inovação, gestão de projetos e mudanças, concedidos por renomadas publicações. Foi eleito quatro vezes CIO (Chief Information Officer) do ano na área de mídia e comunicação. Recebeu, em 2010, a Comenda Assis Chateaubriand, concedida pela Academia de Artes e Letras de SP. Vicente é coautor do HCMBOK – Human Change Management Body of Knowledge, publicado em português, espanhol e inglês, além de professor convidado e palestrante em diversas organizações, incluindo ACMP (Association of Change Management Professionals), ABRH, PMI, PMO Alliance, IBMEC, FGV e FIRJAN. Além de CEO do Human Change Management Institute, Vicente é consultor nas áreas de Criatividade e Inovação, Gestão de Mudanças, Gestão de Conflitos, Integração e Formação de equipes. Sua vasta experiência inclui trabalhos no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Equador, Uruguai, Espanha, Canadá, Índia, África do Sul, Estados Unidos e Austrália.

Sonja Almlie

PMP, CCBA, PMI-ACP, CSM

Sonja é a principal especialista em gerenciamento de projetos da 9a edição do livro preparatório mais vendido no mundo no tema: Preparatório para o exame PMP® da Rita Mulcahy™. Ela foi escolhida e treinada pela própria Rita para dar seguimento ao seu legado e hoje é a maior especialista no assunto por trás do livro e do curso que mais certifica PMPs no mundo. Ela também é coautora do livro PM Crash Course: A Guide to What REALLY Matters When Managing Projects, Second Edition. Sonja é uma palestrante disputada para eventos nacionais e globais de gerenciamento de projetos e análise de negócios. Sonja possui 20 anos de experiência no mundo real, gerenciando projetos em TI, tecnologia web, otimização de processos, usabilidade e marketing. Ela traz ampla experiência em setores de serviços financeiros, sem fins lucrativos e de transporte. Também atuou como docente adjunta no Centro de Excelência Empresarial da Universidade de St. Thomas.

Rafael Capra

Agile Lean Transformation Manager no Lean Institute Brasil

Rafael é especialista em Gestão Visual, disseminador de práticas ágeis em áreas de TI e Negócio. Atua com Coaching para Scrum Masters, Product Owners e Teams no que tange o framework Scrum, e outras práticas de frameworks e ferramentas que apoiam a cultura ágil.

Wankes Leandro

Diretor de Inovação & Criatividade

É Consultor e Palestrante nos temas Inovação, Gestão, Estratégia e Projetos. É Mestre em Gestão do Conhecimento e da TI pela UCB. Bacharel em Administração pela UnB. É especialista em Política e Estratégia pela ESG/MD e em Project Management pela George Washington University/ESI. Participa dos movimentos Corporate Hackers e Regenera. É Master Practitioner em PNL, Nonviolent Communication (CNV) Practitioner e Coach. Participou da equipe internacional de tradução do livro Reinventing organizations: a guide to creating organizations inspired by the next stage of human consciousness do Frederic Laloux. É Diretor de Inovação & Criatividade da Plano Consultoria. Atuou como Diretor de Consultoria da PricewaterhouseCoopers (PwC). Foi Assessor Chefe de Planejamento e Gestão da DPU e Assessor da Presidência da CEB e do TSE.

Margareth Carneiro

PMP, MSc

Margareth Carneiro é doutoranda em Administração pela UNR, Mestre em Gestão do Conhecimento e TI pela UCB e pós-graduada em Projetos pela FGV-DF. É PMP desde 1999 e PMI Leadership Master. Tem vasta experiência na condução de programas e projetos. Concilia experiência com estudos acadêmicos e disfruta de grande respeitabilidade no Brasil e exterior. Autora e co-autora de livros da área. Voluntária do PMI há 16 anos, foi Presidente do PMI-DF e serviu nos grupos internacionais PMI GovSIG, Ethics Committee e Standards MAG. Atualmente é diretora do Board do PMI Internacional. Recebeu três prêmios no PMI Internacional. A sua tese de doutorado é em governança corporativa e gestão por resultados

Vitor Massari

PMI-ACP, PRINCE2, PMO-CP, PSM-III, PSPO-I, PSD, SPC, CSM, CSPO, CSP, ASF, ASPO, DevOps Master, ITIL, COBIT, SAFe Agilist, CIASP

Sócio-Diretor e Especialista em Agile/Lean da Hiflex Consultoria, possui mais de 18 anos de experiência em projetos de inovação. Atualmente ajuda organizações de pequeno, médio e grande porte a darem passos rumo à agilidade em projetos, tais como Whirlpool Corporation, Kroton Educacional, Grupo Martins, Tecban, Telemont, Brasilprev, Locaweb, Orizon, entre outras. Agilista, gerente de projetos, colunista, blogueiro, instrutor e anárquico, acredita no equilíbrio entre as várias metodologias, frameworks e boas práticas voltadas para gestão de projetos e que os gestores precisam encontrar esse equilíbrio, muito mais do que seguir cegamente modelos predeterminados. Autor dos best-sellers Gerenciamento Ágil de Projetos e Agile Scrum Master no Gerenciamento Avançado de Projetos, lançados pela Editora Brasport.

Fábio Mourão

PMP, PRINCE2, PSM-I, SAFE 4.5, ASF, SFC, CI-ASP, CI-SCS, SMAC, SPOAC, STMAC, SSEAC, SCAC, STAC, ISMF, IPOF, IATF, HCMBOK, HCMP, MCTS, ITIL, COBIT, ISO 20000, ISO 27000, CCF, GRITC, CCSP, PCC, PDC, PLCC, DISC Analyst, EMPRETECO, MANAGEMENT 3.0, MBA e Pós-MBA.

Fundador da ProjectStudy Treinamento e Consultoria, atua na área de Tecnologia há mais de 25 anos, prestando consultoria para empresas nacionais e multinacionais de todos os portes. Iniciou sua carreira com Desenvolvimento de Sistemas, passando pela área de Suporte e Infraestrutura de Servidores e Redes de Computadores. Nos últimos 10 anos vem se dedicando na área de Gestão de Projetos e Serviços de TI. É Palestrante, Autor, Coach em Transição de Carreira, Empreteco, Consultor e Instrutor em Gestão de Projetos Ágeis com foco no Framework Scrum. Bacharel em Análise de Sistemas, com MBA em Gestão Empresarial ênfase em Tecnologia da Informação e Pós MBA em Gestão Executiva de Projetos, ambos pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Possui diversas certificações, dentre elas o PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute), PSM-I (Professional Scrum Master) pela Scrum Org, SAFe 4.5 Agilist pela Scaled Agile, HCMP (Human Change Management Professional) pela HuCMI (Human Change Management Institute), Management 3.0, Professional Leader Coach pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching) entre outras.

Cláudio C. Boros

PMP, PRINCE2, PMO CC

Bacharel em Engenharia Civil pela UNESP (1997), MBA em Gestão Empresarial pela ESPM (2006), MBA em Finanças pelo IBMEC (2016), certificado PMP, PRINCE2 Practitioner, PMO Certified Consultant e PMO Master Class. Sócio-Diretor da Plano Consultoria, empresa de consultoria em gestão empresarial com foco em gerenciamento de projetos, processos e estratégia que possui em sua carteira clientes como IICA, ABDI, Exército, CNEC, DATASUS, MPREV, FNDE, AUTOTRAC, CJF, TERRACAP, MJUS, BACEN, MDIC, CNI, SEBRAE, EPL, EMBRATUR, DPF, DPRF, ELETROBRAS, PAR CORRETORA, POUPEX, MCTI, ANA, Prefeitura Municipal de Maricá etc. Atua há mais 18 anos com Gerenciamento de Projetos, Processos e Estratégia em diversos segmentos, como Construção, Engenharia Consultiva, Telecomunicações, Governo e Consultoria. Atua desde 2003 como professor e palestrante em Gerenciamento de Projetos e Portfólio. Desde 2008 pela PlanoPro2 e desde 2012 como professor MBA de Projetos no IESB, FGV e IBMEC.

Alysson Ribeiro das Neves

PMP, Prince2 Foundation, PMI-ACP, PSM I, CSPO , CSM, Green Belt Six Sigma.

Consultor e palestrante em temas relacionados à gestão de projetos e metodologia ágeis. MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações pela PUC/MG. 21,5 anos de diversificada experiência, sendo 1 ano em gerenciamento de portfólio/operações, 7 anos em gerenciamento e coordenação de projetos, 3 anos em coordenação de curso de pós-graduação, 6 meses em coordenação de curso de graduação, 4,5 anos em docência e 15 anos em desenvolvimento para TI e TA. Voluntário do PMI-DF em diversas frentes como PMO (implantação e suporte na utilização de ferramenta de apoio à gestão de projetos do chapter, apoio às demais diretorias na concepção e gestão de seus projetos bem como no treinamento de seus voluntários na utilização da ferramenta) organização do EGP 2018, mentoria de filiados e revisão de materiais didáticos. Voluntário do PMI-MG como instrutor no curso preparatório PMP e atuação no PMO. Projetos desenvolvidos e/ou gerenciados em diversos segmentos de mercado como Governo (ANAC, SES-MG) Engenharia Mecânica ou Industrial (ABB, SMS Demag, Usiminas Mecânica), Automotivo (Fiat, Man), Auto peças (ThyssenKrupp), Óleo e gás (Petrobrás), Mineração (Vale, MBR, Sandvik MGS), Siderurgia (Usiminas, Vallourec, Villares Metals, Tenaris, Gerdau, CST, Acesita (ArcelorMittal) e Caraíba Metais (Paranapanema)), Transportes (Metro de São Paulo) e Alimentício (Sadia (BRF)).

José Finocchio

PMP, PMI-SP, PMI-RMP, MSc.

José Finocchio é consultor, autor e professor sobre os temas projetos, programas e portfólio. Conquistou o prêmio PMI Professional Award do PMI Global americano. Criador da Metodologia PM Canvas, disponibilizada gratuitamente para empresas e universidades (licença creative commons), tendo conquistado grande adesão nacional. É autor de livros e artigos, entre ele o livro PM Canvas: Gerenciamento de Projetos sem Burocracia é um bestseller na área de gestão. Tem se dedicado a criar uma abordagem híbrida de projetos que respeita a robustez dos padrões de prática do PMI e Prince2 e que incorpora avanços da agilidade do Lean, Scrum e Kanban. Mestre em engenharia pela Escola Politécnica da USP, possui MBA em finanças pela FEA-USP, Pós-graduação na FGV-EAESP, certificações PMP, PMI-SP, PMI-RMP. Professor nos MBA’s da FIA-USP e FGV.

Hayrne Salvanha

PMP, PMI-RMP, PRINCE2-P, SAFe Agilist

Formado em engenharia com MBA em gestão de negócios e finanças/FIA, Desenvolvimento Gerencial/IESE e especialização em Business Strategy/La Verne, certificado PMP, PMI-RMP, PRINCE2 Practitioner, PMO-CP, SAFe Certified Agilist e ITIL-F, conta com mais de 15 anos de experiência em gerenciamento de projetos nacionais e internacionais em diversos segmentos como automotivo e financeiro. Atualmente é líder do PMO Corporativo Bradesco, onde atua em parceria com as equipes de monitoramento do portfólio estratégico, consultoria e desenvolvimento institucional em gerenciamento de projetos.

Hugo Baraúna

Co-fundador da Plataformatec

Hugo Baraúna é co-fundador e diretor de marketing e vendas da Plataformatec, empresa de consultoria, desenvolvimento e treinamento de software para empresas digitais, especializada em Ruby, Elixir e Agile. Formado em engenharia de computação pela Politécnica da USP e pós-graduado com MBA executivo pelo Insper. Autor do livro Testes Automatizados com Ruby pela editora Casa do Código. Palestrante de eventos de software, negócios e empreendedorismo.

Robert Smith

PhD

Robert é PhD em Ciências e Mecânica de Engenharia e tornou-se professor de Engenharia Aeroespacial Titular na Universidade do Alabama. Foi Diretor do Centro de Sistemas de Informática Inteligente na Universidade do Oeste da Inglaterra de 1997 a 2005 e continua sendo um pesquisador sênior em Ciência da Computação no University College de Londres. Rob é um notável palestrante e autor na área de Inteligência Artificial. Ele realizou projetos de pesquisa para o Comando de Defesa Estratégica do Exército dos EUA, Laboratório Nacional de Los Alamos, Laboratórios Nacionais de Oak Ridge, NASA, Boeing, NSF, EPSRC, União Européia, DERA, British Aerospace, Airbus, British Telecom, The Bank of England, e The UK Competitive Market Authority. Ele é um ex-editor associado das Transações da IEEE na Computação Evolutiva, a revista Evolutionary Computation, e atuou nos conselhos editoriais de várias outras revistas. Depois de testemunhar a natureza repetitiva dos grandes cheques de custos e cronogramas na indústria, o Dr. Smith, juntamente com o Dr. James Scanlan e Ian Poccachard, formaram a BOXARR. Eles reconheceram que o maior desafio é a representação do conhecimento, juntamente com a capacidade de gerenciar sua complexidade. Este é o desafio que a BOXARR procura resolver.

Rui Porteiro

ENG, MBA, PMP

Rui Porteiro tem mais de 25 anos de experiência profissional como Empreendedor, Gestor de Portfolios, Programas e Projectos, Consultor e Analista de Negócio, Facilitador / Instrutor em Gestão de Projectos, Análise de Negócio, Métodos Ágeis, Engenharia de Software, ITIL / Gestão de Serviços de TI, SixSigma, Governança de TI e ainda Marketing Digital. Como Formador / Instructor desenvolveu conteúdos de formação para as diversas àreas de conhecimento da Gestão de Projectos, Análise de Negócio, Gestão de Risco Empresarial, Inteligence Empresarial, Governança das TIC e Sistemas de Suporte à Decisão, bem como ministrou formação nas diversas preparações para as certificações do PMI, tais como CAPM, RPM, SP, PMP, ACP, PBA e PgPM e SCRUM. Ao longo da sua carreira profissional teve oportunidade de trabalhar em Angola, Cabo Verde, EUA, Nigeria, Moçambique, Portugal e Espanha para empresas de topo da Administração Pública, Banca, Distribuição, Industria Automóvel, Industria Farmaceutica, Industria Metalomecânica, Industria Mineira, Seguros, Serviços das TIC, Telecomunicações e Transportes.

Sergio Hartenberg

Executivo, Consultor e Advisor de Transformação e Inovação Digital

Fundador da Cena Digital, Sérgio é um executivo C-level, graduado em Economia, com MBAs em Finanças e em Gestão Estratégica de TI. Possui 36 anos de experiência, tendo liderado as áreas de Tecnologia da Souza Cruz, Light, L’Oréal e SEPHORA. Expert na liderança de TI de forma integrada, com domínio das áreas de Arquitetura, Sistemas, Infraestrutura, Operações, Governança, e-commerce, Segurança da Informação e Processos de Negócio. Foi presidente do Grupo de CIOs do Rio de Janeiro, do qual ainda é membro, assim como participa do CIONet de São Paulo. Tem larga experiência na gestão e otimização de orçamentos (OPEX e CAPEX de USD 50MM) e no desenvolvimento e gestão de fornecedores, parceiros e equipes. Liderança no desenho, implementação e sincronização de projetos de alta complexidade relacionados a ERP, CMS, CRM, ECM, BI, data analytics, inteligência artificial, mobile, e-commerce, mídias digitais, ESB, APIs, cloud computing, RPA, IoT, MarketPlace, Satellite IP e substituição ou transformação de sistemas legados. Domina e aplica de modelos ágeis como design thinking, devops, scrum, design sprint e lean startup, assim como nas metodologias e processos de BPM, PMI, ITIL e COBIT. Desde 2000 Sérgio vem trabalhando com Transformação Digital e Inovação, liderando as transformações nas empresas onde atuou e participando da fundação de vários startups. Atualmente, participa de conselhos de inovação, realiza consultorias e palestras, bem como escreve artigos sobre Transformação Digital e Inovação.

Silvana Fujita

Engenheira Civil, Especialista em Gestão de Projetos pela UFRJ. Graduada no PMO Master Class Program, tendo sido à época a única representante de governos municipais. Coordenou a estruturação da Unidade de Parceria Público-Privada do Município de Fortaleza, atuando como Secretária Executiva de PPPs. Coordenou a unidade de Fortaleza do Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM) gerindo um portfólio orçado em mais de cem milhões em parceria com o BID, gerindo projetos das mais diversas áreas como TI, processos, construção, GIS, etc. Idealizadora, fundadora e Bussines Network Manager da Então Pronto Participações & Negócios, empresa que atua de forma colaborativa como Rede de Negócios e Relacionamentos que possui hoje mais de 40 coligadas que em diversas áreas tais como estratégia empresarial, inovação, realidade virtual / aumentada, sensoriamento, drones, etc.

Antônio De Lisboa

Antônio é graduado em Ciência da Computação e Pós-Graduado em Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis. É Coordenador de Projetos em Tecnologia do Colégio Antares Fundamental e Pesquisador do LME – Laboratório de Mídias Educacionais do Instituto UFC Virtual. Membro da Equipe de Autores em Ciência da Revista Nova Escola. Professor e palestrante, Antônio tem vasta experiência nos temas de Ensino Híbrido, Metodologias Ativas, Robótica Educativa, Linguagem de Programação para Criança (KPL), Experimentos Assistidos por Computador (EAC), Ensino de Lógica de Programação, Eletrônica Instrumental, Xadrez educacional, Astronomia, Jogos Digitais e Gamificação para Ensino Fundamental e Médio.

Thiago Amarante

Engenheiro de software com mais de 16 de experiência de desenvolvimento de software de alta complexidade, Thiago possui uma alta especialização em desenvolvimento de software com tecnologias Microsoft, incluindo as soluções .NET Framework, .NET Core e Enterprise, incluindo tecnologias de rede e segurança. É especialista em C#, .NET, C++ e T-SQL com análise e design de banco de dados e desenvolvimento de soluções distribuída utilizando infraestrutura cloud e vasta experiência em aplicações distribuídas de alta escalabilidade e resiliência utilizando serviços do Microsoft Azure como SQL Server Azure, Redis Cache, Application Service, Azure Storage, Machine learning, Inteligência artificial, dentre outros serviços. Antes de se dedicar a Chatbot Maker, morou por 6 anos nos Estados Unidos atuando como engenheiro de softwares sênior para a Proteus Information Security Services desenvolvendo soluções baseadas na web e aprimorando o software responsável por auditar mais de 500.000 computadores em todo o mundo. Responsável pelo fluxo de trabalho de todo o processo do software de Auditoria Remota, incluindo Arquitetura, Documentação, Implementação e Treinamento. Atuando com tecnologias como C++, Delphi, ASP.NET 2.0,3.0,3.5, 4.0, .NET Windows Services, Ajax, JSON, Unix, Mac, Linux, Windows, Oracle, SQL Server, SQLite, Wmi, Rpc, Ssh, Telnet, C #, VB, Delphi, JavaScript, HTML, XML, Microsoft Visual Studio.

Ney Pereira

Especialista em Marketing e Neurociência Pedagógica.

Autor dos livros “Apresentações Empresariais Além da Oratória” e “Seja Um Professor Nota 10” , é idealizador do Método Multidisciplinar para o Treinamento de Docentes aplicando-o, desde 2005, no Programa de Aperfeiçoamento de Docentes da Fundação Getúlio Vargas. Professor de Comunicação para Docentes e Comunicação Empresarial no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein, do curso FGV CEO Internacional, do curso de Comunicação Empresarial da FGV online e professor convidado da Fundação Dom Cabral. Responsável pela disciplina de Comunicação Empresarial do MBA em Gestão de Negócios do Ibmec RJ, recebendo o prêmio “Melhores Professores de Gestão” 2006 , 2007, 2008 e 2009. Foi responsável pelo treinamento de porta vozes do Comitê Rio 2016 e dos líderes multiplicadores do Instituto Olímpico Brasileiro.

Tiago Forte

Tiago Forte é um escritor, palestrante, professor e pesquisador obcecado com o futuro do trabalho. Em uma vida anterior, ele trabalhou em micro finanças, serviu no Peace Corps e consultou para grandes empresas no desenvolvimento de produtos. Tiago acredita que os objetivos das organizações e seus funcionários estão fundamentalmente alinhados em torno da produtividade centrada no ser humano. Ele se baseia em seu conhecimento em design e tecnologia para ajudar os trabalhadores do conhecimento a melhorar seu desempenho, descobrir melhores maneiras de fazer as coisas e reformular seu relacionamento com seu trabalho. Ele fundou o Forte Labs, uma empresa de treinamento e mídia de São Paulo, para ajudar os trabalhadores do conhecimento a usar o design e a tecnologia para transformar sua produtividade, elevando seu desempenho e reformulando seu relacionamento com o trabalho.

Darci Prado

Darci é sócio sênior advisor da FALCONI pela qual prestou treinamento e consultoria a centenas de organizações brasileiras. Engenheiro, com pós-graduação em Engenharia Econômica pela UCMG e doutorado em Gerenciamento de Projetos pela UNICAMP. Trabalhou na IBM durante 25 anos e foi professor da Escola de Engenharia da UFMG por 32 anos. Foi um dos fundadores dos capítulos do PMI de Minas Gerais e Paraná, sendo membro da diretoria do capítulo mineiro desta instituição entre 1998 e 2002 e membro do Conselho entre 2002 e 2009. Foi também presidente do capítulo mineiro da IPMA. Conduziu a pesquisa sobre Maturidade em Gerenciamento de Projetos, juntamente com Russell Archibald, no Brasil, Itália, Espanha e Portugal. É autor de 11 livros sobre gerenciamento de projetos, da metodologia MEPCP, do modelo de maturidade MMGP e do software SISGEP e de 3 livros sobre Pesquisa Operacional. Publicou artigos em diversos meios, tais como PM World Journal e MundoPM. É membro Qualis da IPMA-Br. É palestrante internacional, tendo atuado em Portugal, Itália, França e EUA. Em 2010 foi escolhido entre as 5 personalidades brasileiras da década em Gerenciamento de Projetos pelo PMI-RJ.

André Barcaui

PMP, PhD

André é Pós-doutor em Administração pela FEA/USP, doutor em Administração pela UNR, mestre em Sistemas de Gestão pela UFF-RJ, com graduação em Tecnologia da Informação e Psicologia, com formação em terapia cognitivo-comportamental. Foi project office manager da Hewlett-Packard Consulting, responsável pela região Latino-Americana, e gerente de programa e serviços na IBM. É membro-fundador do PMI Chapter Rio, onde concluiu sua certificação PMP em 1999 e hoje faz parte do seu Conselho Consultivo, e membro do Conselho Editorial da Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, além de revisor técnico da revista MundoPM. também certificado Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute (BCI). Palestrante e autor de diversos artigos e livros na área gerencial.

Dan McNichol

PhD

Dan trabalhou em 3 dos maiores megaprojetos nos EUA. Em 2016-2017 foi consultor do Trem-Bala da California, de $64 bilhões; em 2012-2013 foi a vez da ponte São Francisco-Oakland, de 23 anos e $7 bi, e antes havia servido por 7 anos no Big Dig de Boston, tanto como assistente executivo do diretor do projeto, no centro da equipe de gerenciamento, testemunhando seus sucessos e fracassos enquanto gerenciava riscos, escopo e cronograma, como Deputy Director of Public Affairs do projeto, liderando a comunicação pública do projeto. Liderou as filmagens de documentários deste projeto no History Channel, Discovery Channel e National Geographic. Entre 2013 e 2015, dirigiu 20 mil milhas num carro de 65 anos desafiando e documentando a infraestrutura do sistema viário americano, que é o maior complexo de transportes mundial. McNichol contribui para canais de mídia do mundo todo, como The New York Times, ABC World News, CBS News, CNN, Fox News, BBC de Londres, China Central Television, TV Tokyo, MSNBC e PBS’s The NewsHour, National Geographic Channel, Discovery Channel, History Channel, dentre outros.

Michael Horodniceanu

PhD

Michael tem mais de 40 anos de exepriencia em gestão de construção nos setores público e privado. Foi presidente por 9 anos, se aposentando em 2017, da MTA (Metropolitan Transportation Authority) Capital Construction, onde liderou uma série de megaprojetos bilionários que transformaram a infraestrutura de Nova York, tais como a primeira fase do metrô da 2a Avenida, a extensão da linha 7, a restauraçao da estação do South Ferry e o novo Fulton Center. Nascido na Romênia, imigrou com 16 anos para Israel, depois seguindo para os EUA em 1970. Três anos depois fundou a empresa de engenharia Urbitran Group, e de 1986-1990 foi o comissário de tráfego da cidade de Nova York, responsável por um programa de construção de US $4 bilhões, além de gerir o maior sistema de estacionamento do país com mais de 75,000 vagas. Lecionou planejamento e finanças de transportes, engenharia de tráfego, design de rodovias e sistemas de segurança como professor titular no Polytechnic Institute of New York University (NYU-POLY) e no Manhattan College. Fez doutorado em Planejamento e Engenharia de Transportes na Polytechnic University of New York, mestrado em Gestão da Engenharia na Universidade de Columbia e formou-se engenheiro civil no Israel Institute of Technology.

Hélio Costa

PhD

Helio Rodrigues Costa é ex-oficial aviador da Força Aérea Brasileira e possui doutorado em Engenharia de Sistemas da Computação com foco em Gestão de Riscos em Portfólio de Projetos. Também concluiu seu pós-doutorado em Gestão de Riscos Corporativos na Universidade de Quebec em Montreal. Com 20 anos de experiência como gestor de projetos e portfolios, focou sua pesquisas, treinamentos e consultorias para desenvolver práticas, técnicas e feramentas de Gestão de Riscos em diferentes níveis. Experiente professor de diversas escolas de negócios com mais de 15.000 profissionais treinados, é um palestrante entusiástico e um professional motivacional com uma sólida formação acadêmica e larga vivência de mercado. Já realizou diversas consultorias e treinamentos em diferentes empresas em um amplo espectro de setores com excelentes resultados. É co-autor de diversos modelos internacionais de Gestão de Projetos e de Riscos e possui diversas certificações reconhecidas pelo Mercado.

Flávio Johansen

Graduado em Analise de Sistemas pela PUC-Campinas, com Pós–graduação em Gestão de Projetos pela IBTA e com certificação PMP pelo PMI. Atualmente como Gerente de Projetos na FESC Unimed SC liderando projetos de implantação de sistema. Conhecimento em Blockchain e Bitcoin desde 2013 participando de eventos, treinamento e da comunidade ativa no Brasil, já ministrou palestras e encontros sobre Blockchain. Experiência em projetos de Implantação e Desenvolvimento de Software para TI e Telecom tendo atuado como PMO e gerente de projetos, na IBM, ITAÚ e PeerApp, com participação em projetos em NY, Israel e Boston. Com anos de voluntariado, é atualmente Vice Presidente de Relacionamento e Eventos Regional Norte do PMI-SC.

Gilda Menicucci Balsini

Gilda Menicucci Balsini, psicóloga e psicodramatista formada na PUC de Belo Horizonte, com especialização em Ludoterapia, pós-graduação em psicodrama, e pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Atua na Clínica Psicológica de Joinville desde a década de 70 e em projetos psicossociais. Sempre buscou trabalhar a personalidade de um ser humano saudável e uma sociedade mais democrática. Com 40 anos de experiência como psicóloga em Joinville, atuou também na fundação da AMA (Associação de Amigos dos Autistas), na estruturação da APAE, e posteriormente dedicou dez anos à Delegacia de Proteção á Mulher, Criança e Adolescente, com grupo de psicodrama de casais vítimas de agressão. O reconhecimento desse trabalho foi destaque no cinquentenário da ONU, em que foi palestrante oficial, e também serviu como semente para o projeto que vem desenvolvendo, chamado “Cuidando de Quem Cuida”. Esse programa está em andamento desde 08 de agosto de 2003, abrangendo o atendimento de profissionais da educação, saúde e segurança, como tratamento e prevenção de distúrbios emocionais, relacionais que sempre afetam o desempenho profissional. O projeto “Cuidando de Quem Cuida” recebeu menção honrosa da câmara de vereadores nº 95 (2004) e foi reconhecido com notória exclusividade pela Academia de Letras e Biblioteca Nacional. Coordenou a 1º Pós em psicodrama na Sociesc, quando estruturou o Projeto de Sociodrama Educacional aplicado aos alunos de 5ª série do ensino fundamental. Destaca ainda publicação de vários artigos e participação em congressos nacionais e internacionais de psicodrama e psicoterapia, onde também tem divulgado a validade da metodologia do psicodrama social anteriormente utilizado na Delegacia de Proteção à Mulher.

Raul Bosco Junior

Raul Bosco ingressou na Embraco no ano 2000. Possui vasta experiência na área de Pesquisa e Desenvolvimento como Gerente Sênior da Equipe de Tecnologia e Gerente Sênior de Inovação Tecnológica. Em 2018, tornou-se Gerente Sênior de Novos Negócios e coordena o Nat.Genius, uma unidade de negócios especializado em logística reversa e desenvolvimento de produtos baseada no conceito de economia circular. É bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e possui mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Rafael Lessa

MBA em gerenciamento de projetos e pós graduação em gerenciamento de projetos de Software Atua como Head em transformação digital, inovação, service Design, design Thinking, gestão de processos e projetos, transformando necessidades em soluções inovadoras que agregam valor ao cliente. Professor na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), no curso de Sistemas de Informação, nas áreas de Modelagem de Processos, Automação de Processos, Engenharia de Software, Interface Humano Computador, Qualidade de Software e para a Pós Graduação de Engenharia de Software nas áreas de Fundamentos em Business Process Management e Engenharia de Requisitos.

Carlos Pereira

Formado em Ciências da Computação UTESC MBA Executivo Gestão Empresarial INPG Especialização Stevens Institute of Technology NJ/EUA. Background de 20 anos na área de tecnologia passando pelas maiores empresas de software brasileiras e atuando como consultor em projetos no Brasil, Argentina, México e EUA. CTO - SENIOR SISTEMAS, é responsável por direcionar a evolução tecnologica e inovação, atuando não só na área técnica, mas também colaborando com a direção estratégica dos produtos de todas as unidades de negócio além de consultoria técnica em fusões e aquisições

Carla De Bona

Designer com mestrado em comunicação e semiótica, palestrante e com mais de 12 anos de experiência de mercado. É consultora para projetos de design sprint e UX/UI design em empresas e startups e atua também fazendo mentoria de UX para startups. É Professora do MBA da FIAP e da pós-graduação do IED, além de dar aula no bootcamp de UX da TERA e da Mastertech. Em 2007, foi 2º lugar do WorldSkills Competition, maior torneio de formação profissional do mundo e hoje é mentora de jovens designers e web designers nessa competição. Empreendedora, co-fundadora da {reprograma}, uma iniciativa de impacto social de empoderamento da mulher na tecnologia parceira da Estação Hack do Facebook.

Nina de Paula

Nina é apaixonada pela comunicação e especialmente a comunicação não verbal há mais de 20 anos. Após vários anos estudando métodos de interpretação da linguagem corporal, decidiu retomar seus estudos para aprofundar seus conhecimentos, com três anos particularmente gratificantes dedicados a estudar uma disciplina inovadora e revolucionaria combinando as contribuições mais recentes da neurociência e comunicação não verbal: a sinergologia, sendo pós graduada no assunto com menção honrosa em 2013. À sua capacidade de decodificar e analisar o não-verbal soma-se as suas habilidades de Coach Certificada em desenvolvimento pessoal (pelo Instituto de Coaching Internacional de Genebra em 2011). Essas duas competências profissionais (coaching e neurogestual) lhe permitem oferecer sessões personalizadas de treinamento gestual para gestores, stakeholders, negociadores, etc. É ainda membro ativo e certificado da Association Européenne de Synergologie desde 2013, Certificada SC1 – Cellule SCAN – Treino baseado na segurança (judicial, prevenção individual do terrorismo) em 2018, e CFE – Certified Fraud Examiners (examinadora certificada de fraude) (CFE), e entrevista testemunhas e vítimas e Interroga suspeitos pela ACFE - Association of Certified Fraud Examiners (Associação de Examinadores Certificados de Fraudes).

Pedro Leon

Mais de 30 anos de experiência na implantação e gerenciamento de grandes empreendimentos multinacionais e multidisciplinares nas áreas de mineração (cobre, ferro, carvão), metalurgia (alumínio, laminação de cobre, pellet de ferro), projetos industriais e de montagem eletromecânica (laboratórios químicos, usina de incineração de sólidos petroquímicos poluentes, sistemas de material handling), construção de portos (píer, carregador de navios e quebra-mar), construção civil e elétrica (linhas e oficinas de metrô, vilas, hospitais, linhas de alta tensão, subestações, implantação de escritórios de projetos e salas de monitoração para megaprojetos de construção, óleo e gás para o gerenciamento de projetos de plataformas offshore e de refinarias e também na área de empreendimentos hidroelétricos (Belo Monte e Companhia Paulista de Força e Luz Renováveis). Experiência em Gerenciamento de grandes projetos no Chile, Brasil, Estados Unidos e Colômbia, com valores de projetos de USD 600 milhões a USD 15 bilhões, participando como gerente nas equipes de gerenciamento e implantação dos projetos, os valores destes projetos somados totalizam mais de USD 100 bilhões. Ultimamente tem atuado na Configuração, Implantação, Operação e Gerenciamento de Escritórios de Projetos (PMO) e Salas de Monitoração e Controle, para o desenvolvimento e implantação de grandes projetos, e também na restruturação organizacional, configuração e implantação de sistemas de governança corporativa de grandes empresas e para megaprojetos industriais. Sua formação é de Engenheiro Civil Eletricista pela PUC de Santiago do Chile, foi especialista em sistemas no Orbital Astronomichal Observatory da NASA nos EUA, é PMP e coautor de livros de Gerenciamento de Projetos e de VIPs.

Emanuelle Bittencourt

Diretora da Ativah Consultoria; Formada em Gestão da Tecnologia da Informação, certificada como PMP pelo PMI, ITIL pela EXIN, COBIT pela APMG International, Scrum Master pela Scrum.org; Instrutora Master pela ABTD e Facilitadora em Design Thinking pela Echos. Multiplicadora Oficial da Filosofia de Gestão; Especialista em Liderança, em Gestão de Pessoas e de Projetos, Métodos Ágeis e Design Thinking. Atua como palestrante, instrutora de treinamentos e consultora na área de desenvolvimento humano. É empreendedora e pesquisadora dedicada aos temas relacionados a positividade e felicidade em ambientes de trabalho.

Eliani Figueiró

CEO CUBO Minds

Consultora, professora, palestrante internacional e escritora de vários artigos em congressos nacionais e internacionais. Possui 15 anos de experiência em formação de times de alto desempenho em projetos de implantação de ERP e desenvolvimento de software. Possui sólida experiência em gestão de equipes multiculturais, tendo atuado em projetos no Brasil, México, Colombia, Argentina e Portugal.

Léo Vitor Redondo

Strategy, Innovation, Digital Transformation e Business Designer

Doutorando em Ciências da Informação pela UFP (Portugal), Mestre em Comunicação Midiática (UNESP), Bacharel em Comunicação Social (UNESP). Docente da Cesusc e Avantis, possui 3 anos de experiência como Head de Experiência e Transformação na Softplan, 4 anos como Consultor de Design Thinking e Inovação na MJV - Innovation Technology e bagagem como empreendedor. É consultor e fundador da Round Consulting.

Andy Barbosa

Profissional com mais de 25 anos de experiência na área de TI, dentre os quais mais de 15 anos na liderança e gestão de times de alta performance de projetos e desenvolvimento de software. Iniciou a carreira como programador e chegou a ser um dos principais executivos da terceira maior empresas de desenvolvimento de software do Brasil. Mestrando em Administração, é especialista em Gestão Estratégica de TI e Negócios, Métodos Ágeis e MBA em Gestão de Projetos. É Agile Coach Certified (ICP-ACC), Professional Coach (FCC), Scrum Coach Certified (SCAC), e ainda atuou e é certificado Scrum Master (SMAC) e Product Owner (SPOAC), Lean Change Management Agent, SAFe Agilist, DevOps Professional, além de especialista em Management 3.0. Atua como Agile and Leadership Coach, Digital and Agile Transformation, Lean Coach, Author e Instructor. Tem passagens por grandes empresas de software do Brasil como TOTVS (maior empresa de software brasileira e uma das maiores do mundo), Benner (terceira maior empresa de software do Brasil) e Desbravador (maior empresa brasileira no desenvolvimento de software para hotelaria, e uma das maiores do mundo), nas quais atuou como Executivo, Project Manager, Product Manager, Scrum Master, Product Owner e Líder de Times de Alta Performance. É autor do livro A ESSÊNCIA DO AGILE COACH e ainda fundador do Agile Institute Brazil. É o produtor, instrutor e facilitador dos cursos Professional Agile Coach – PACC, Professional Agile Leader – PALC e um dos idealizadores da Strategic Inception, técnica de planejamento e alinhamento estratégico colaborativo. Andy Barbosa é ainda um inovador e entusiasta, e tem como propósito Disseminar a Agilidade, transformando positivamente a vida das pessoas e os resultados dos negócios.

Modesto H. Ferrer

Formação em Engenharia Mecânica, com Doutorado em Engenharia, MBA em Gestão Empresarial, Master Coach e Coaching Estratégico de PNL, com cursos em Pedagogia e Psicopedagogia do Ensino Superior. Professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Centro Tecnológico de Joinville, com mais de 25 anos de experiência no ensino superior, atualmente Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Automotiva. Trabalha há mais de 15 anos na coordenação de projetos de inovação na educação, com foco no desenvolvimento profissional e humano dos educandos, estimulando os processos de criatividade e inovação, o espírito empreendedor e de liderança, entre outras competências. Lidera projetos de inovação com foco no desenvolvimento de produtos e processos, fomentando a integração de profissionais da indústria com a academia. Atual vice-presidente do Núcleo de Tecnologia e Inovação da Associação das Indústrias de Joinville – ACIJ. Atua, também, como mentor e coach em gestão de carreira e é palestrante em temas relacionados com inovação estratégica; inovação na educação; desenvolvimento humano; desenvolvimento de equipes de alta performance e lideranças. Já ministrou palestras e treinamentos, em eventos nacionais e internacionais, no Brasil e no exterior, impactando a vida de milhares de pessoas.

Kelly Anselmo

PMP, PMO-CP, com mais 13 anos de experiência como gerente de projetos na área de TI em empresas privadas, e também, na área pública, tendo sido a responsável pelo projeto de reestruturação do escritório de projetos (PMO) do Governo do Estado de Santa Catarina. Atualmente, é Gestora de Projetos Corporativos e de Governo na Ahgora Sistemas. Seu propósito é disseminar conhecimentos e desenvolver profissionais gestores de projetos e empreendedores, portanto, atua como facilitadora em treinamentos e mentora de temas voltados para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais em Gerenciamento de Projetos pela Projecta e CocreationLab. Atuou por mais de 11 anos como voluntária e membro da diretoria do PMI-SC. É palestrante e professora em cursos de graduação e pós-graduação em Gerenciamento de Projetos. Graduada em Automação de Serviços pela UNICA (2004), MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV (2007). Ingressou no MBI em Inovação pela Faculdade Católica de SC (2018). Possui as certificações PMP (Project Management Professional) pelo PMI (2010) e PMO-CP (Project Management Office Value Ring - Certified Practitioner) pela Global Alliance (2017).

Leandro Sanches

Leandro é Agile Coach na Hiflex Consultoria, empresa que atua em consultoria, mentoring e coaching focada em transformações organizacionais, mudança de cultura e mindset através de métodos ágeis e abordagens enxutas. Com 21 anos de experiência na área de TI em ambientes altamente restritivos, trabalhando diretamente com Órgãos Públicos gerenciando diferentes áreas como Suporte, Help Desk, Infraestrura e Desenvolvimento de Sistemas. Também atua como trainer, coach, palestrante e consultor. Atualmente atua como Agile Coach e agente de mudança, nos últimos 3 anos implementando ágil e conduzindo transformações organizacionais em empresas públicas e privadas, ajudando na melhoria do processo de desenvolvimento de software, ensinando e capacitando novos Scrum Masters, Agile Coaches, Product Owners e Times de Desenvolvimento sobre como construir e entregar produtos de forma mais rápida, com eficiência e efetividade usando Lean, Lean Inception, Lean Statup, Design Thinking, Cynefin, Scrum e método Kanban.

Roberto Rodnei

Agile Enterprise Coach, Design Thinker, Agente de Transformação Lean e Agilista apaixonado.

Atua na área de Tecnologia da Informação junto à gestão de projetos, programas, definição de processos de negócio, metodologia, gerência de requisitos e desenvolvimento de software. Experiência em fornecimento de soluções para empresa dos setores de Serviços Financeiros, seguros, Indústria Farmaceuticas, Automobilística, Telecomunicações, Educação e Treinamentos, onde atuou em diferentes papéis e responsabilidades durante todo o ciclo de vida de produtos voltados ao desenvolvimento de soluções de sistemas e software. Como participante do livro Agile Think Canvas, se especializou em Gestão Ágil de Produtos, focando sua atuação junto ao gerenciamento de equipes multifuncionais em diferentes tipos de produtos/projetos, trabalhando diretamente em resoluções de conflitos, negociações comerciais, formação de equipes e comunicações com clientes e partes interessadas, gerindo todo o ciclo de vida de projetos de software, com ênfase ao gerenciamento de escopo, mudanças, riscos, custos e qualidade. Anteriormente trabalhou como membro da equipe do projeto como desenvolvedor, analista de negócios, coordenação e gestão de equipes multi-funcionais de desenvolvimento, Quality Assurance (QA) e testes, com foco em soluções de meios de pagamento, câmbio, riscos, implantação de processos e metodologias, soluções de TI baseadas em cliente-servidor, Business Intelligence e implantação de software e pacotes de soluções. Especialidades: Gerência Ágil de Projetos.

Rogério Saab

Formado em Administração de Empresas pela UnB - Universidade de Brasília e Mestre (MSc) em Global Banking and Finance pela Regent’s University, na Inglaterra, possui ainda MBA em finanças pelo Ibmec. Funcionário de carreira da Caixa, foi Superintendente Nacional de Benefícios Sociais, operando algumas das principais políticas públicas nacionais, dentre elas os programas Bolsa Família, FIES, Seguro Desemprego e PIS. Foi Gerente Executivo na Caixa Participações e Gerente Nacional de Inovação, responsável pela criação de ambas as áreas, além de contribuir na estruturação de empresas do conglomerado em Conselhos de Administração. Atuou ainda como Consultor do Presidente e tem passagem pelo Banco ibi (adquirido pelo Bradesco). Lecionou como professor substituto no Departamento de Contabilidade da UnB e atualmente é conselheiro do Sistema B no Centro Oeste. Investidor anjo em algumas startups, atua como advisor para novos negócios e estruturação de iniciativas de inovação corporativa.

Lurdete Catia Fontaniva

Atuo como facilitadora do processo de desenvolvimento de software, disseminando a cultura ágil. Possuo graduação em Tecnologia da Informação, com Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão de Projetos de TI. Trabalho com Agilidade a 6 anos, e tenho experiência em empresas da área pública e privada. Sou ativa na comunidade ágil de Porto Alegre, RS e participo de eventos que possuam como objetivo disseminar o conhecimento. Gerencio processos relacionado ao desenvolvimento de software, atendimento ao cliente, qualidade e melhoria contínua. Realizo treinamentos práticos os quais objetivam entender como a cultura ágil pode facilitar o desenvolvimento de novas soluções e entrega de valor ao cliente e à organização. Apaixonada por pessoas e por inovação, busco desenvolver meu trabalho de forma dinâmica, gosto de compartilhar conhecimento, proporcionar crescimento e desenvolver pessoas. Tenho disponibilidade para viagens e desafios que possam impactar positivamente a vida das pessoas.

Gerson Heusy

Senior Manager - R&D Large Projects Portfolio, Embraco

Engenheiro de Produção, Gerson é responsável por projetos de P & D e formação de equipes de portfólio, incluindo financiamento, orçamento e prestação de contas de P & L. Controle do processo de execução liderando o Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO). Visualiza a estratégia de P & D de longo prazo, implementando diretrizes de estratégia organizacional e tendências de mercado.